FISCALIZAÇÃO

Fiscalização Operacional

Nesta página você encontra os Relatórios de Fiscalização

Operacional dos Sistemas de Abastecimento de Água (SAA)

e Sistemas de Esgotamento Sanitário (SES).

Fiscalização Operacional

 

1. O que é uma fiscalização operacional?

As fiscalizações operacionais são voltadas à fiscalização do cumprimento de determinações e normas legais pertinentes, especialmente as Resoluções Normativas expedidas pela Arsae-MG. A partir dessas fiscalizações, são definidas medidas corretivas e sancionatórias aos regulados.

2. Quem pode requerer?

As fiscalizações operacionais podem ser solicitadas por agentes do poder público e usuários dos serviços públicos que tenham conhecimento de riscos à prestação dos serviços.

3. Como requerer?

A fiscalização pode ser solicitada pelos canais de atendimento da Ouvidoria da Arsae-MG, por meio de denúncias, solicitações ou requerimentos.

Prefeituras, Câmaras Municipais, Ministério Público, Assembleia Legislativa e Poder Judiciário podem solicitar por meio de ofício, que deve ser encaminhado para gabinete@arsae.mg.gov.br.

4. Quais os prazos de resposta?

Todas as solicitações são avaliadas e priorizadas de acordo com critérios de abrangência, urgência e gravidade. Em média, uma fiscalização operacional é concluída em até 60 (sessenta) dias. Contudo, o prazo pode ser superior ao indicado em situações de maior complexidade com necessidade de informações adicionais e esclarecimentos do prestador.

5. Como acompanhar um processo de fiscalização e verificar os resultados?

As fiscalizações realizadas pela Arsae-MG são consolidadas em relatórios de fiscalização em que são apresentadas as conclusões, não-conformidades e orientações. Os relatórios são amplamente divulgados e disponibilizados no sítio eletrônico da Arsae-MG para consulta.

6. Que normas são usadas como referência durante as fiscalizações?
Durante as fiscalizações é avaliado o atendimento a dispositivos legais previstos na legislação nacional, estadual e, principalmente, nas resoluções da Arsae-MG. Na Nota Técnica GRO nº 007/2023 são apresentados os vínculos entre os principais dispositivos normativos e as não conformidades previstas na resolução de sançõesPara conhecer as principais normas do setor de saneamento, acesse a página Legislação setorial. Para se informar sobre as normas da Arsae-MG, acesse a página Resoluções

Confira os relatórios

Digite no campo de busca abaixo a data, o ano, cidade ou o tema

Skip to content