INOVAÇÃO

PRPDI

O Programa Regulatório de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação foi um Programa Especial instituído pela Arsae-MG para a Copasa no âmbito da Revisão Tarifária de 2021.

Com o objetivo de incentivar o aumento dos investimentos em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) do prestador, a Arsae-MG instituiu um montante em termos percentuais da Receita Tarifária a ser alocado nas tarifas da prestadora de serviço. O programa pretende fomentar a criação de uma rede de inovação, que consiga associar capital humano a recursos financeiros, de forma que bons projetos sejam realizados e financiados no setor de saneamento básico, envolvendo diversos atores. Os projetos de PDI devem ser capazes de gerar novas técnicas ou produtos, bem como adaptações e aperfeiçoamentos nos processos e produtos já existentes. Espera-se, ainda, que os investimentos gerem benefícios para a prestação como, por exemplo, aumento da eficiência operacional, e ganhos a serem compartilhados com usuários e sociedade, como modicidade tarifária, conservação ambiental, sustentabilidade a longo prazo e desenvolvimento nacional de tecnologias. 

Os resultados dos projetos executados serão publicados no site da Copasa e disponibilizados neste espaço.

O Comitê InovArsae é o responsável pela validação do Plano Plurianual (instrumento e estratégico para gestão dos projetos e investimentos em PDI no ciclo tarifário), e também por avaliar os projetos enviados pelo prestador. 

Veja os documentos e planilhas publicadas pela agência no âmbito do programa:

Relatório Técnico  CRE nº 06/2020

Nota Técnica CRE 04/2021 (Programas Especiais) 

Manual Técnico CRE Nº 01/2022

Resolução 166/2022

Relatório Técnico CRE 02/2022

Formulário I: Modelo para Roteiro da Proposta de Projeto Estratégico

Formulário II: Modelo para Cadastro de Projeto Regular

Formulário III: Modelo para Relatório Final de Projeto

Skip to content