INOVAÇÃO

Comitê de Inovação (INOVARSAE)

O InovArsae é o nome dado ao Comitê de Inovação da Arsae-MG, o qual foi constituído pela Portaria Arsae-MG n° 201/2020 com o objetivo de promover a elaboração e implementação de metodologias de incentivo à inovação, no âmbito da Arsae-MG.

O grupo executa suas atividades em consonância com o portfólio estratégico da Arsae-MG, sendo o comitê uma das iniciativas idealizadas para o alcance dos objetivos dispostos no Planejamento Estratégico da Agência. O comitê tem o intuito de ser um facilitador do processo de inovação, apoiando os servidores em suas ações e fomentando a cultura de inovação na Arsae-MG.

O comitê apresenta diversas atribuições, sendo elas:

  1. Instituir processo de Gestão da Inovação na Arsae-MG, aperfeiçoando-o continuamente;
  2. Incentivar e disseminar a cultura da inovação na Agência, engajando os colaboradores a participarem do processo de Gestão da Inovação;
  3. Promover parcerias com instituições públicas e/ou privadas para o desenvolvimento do ambiente de inovação na Arsae-MG;
  4. Analisar, selecionar e priorizar ideias inovadoras alinhadas com a estratégia e valores da Agência;
  5. Apoiar e direcionar esforços para o desenvolvimento e implementação de ideias inovadoras que tenham potencial de gerar resultados aos usuários e de agregar valor à instituição;
  6. Estabelecer grupos de apoio para o desenvolvimento e implementação de ideias que precisam de contribuição e/ou assessoria especializada;
  7. Fornecer periodicamente à Diretoria Colegiada informações sobre o grau de inovação da instituição;
  8. Dar transparência às etapas do processo de Gestão da Inovação.
Etapas da Implementação das Ideias

Eventos e Projetos
  • Palestras

    • Palestra Isabela Tolentino –  “Toda solução criativa vem da combinação de insumos que estão no repertório.”

      Baixar Apresentação

             

 

  • Palestra Clarissa DuarteLinguagem Simples: “A linguagem simples tem o objetivo de aumentar a compreensão das informações pelas pessoas, independentemente de seu grau de escolaridade, faixa etária ou da região em que vivem”

    Baixar Apresentação

  • Palestra Marcos Arcanjo de Assis (Fundação João Pinheiro) – Desenho e avaliação de políticas públicas

    Baixar Apresentação

 

      • Episódio 47: Minas vem avançando e inovando com novos sistemas para dar maior conforto aos cidadãos que esperam por respostas mais rápidas às suas demandas. Para explicar como isso vem sendo feito, a Patrícia Frazão bateu um papo com o Rodrigo Diniz, Subsecretário de Governança Eletrônica e Serviços da SEPLAG, que explicou para a gente sobre os benefícios trazidos aos mineiros com o Minas Atende.
      • https://open.spotify.com/episode/1PkhiFh4W10SJFeSH7qduW?si=l0VkgfNWRmuS57aGZBka_w
  • Webinário

      • Webinar “Inovação em Saneamento e Regulação”: o webinar foi desenhado para abordar o tema inovação sobre diferentes perspectivas do setor de saneamento e regulação. Os participantes convidados atuam nas áreas de inovação, regulação (normatização e fiscalização), meio ambiente e prestação direta de serviços, possuindo, portanto, diferentes experiências e visões em relação à inovação no âmbito do setor. No evento foram apresentados normativos aplicados ao tema, experiências e projetos inovadores já realizados, em implementação e em estudo, além de, ao final, foi realizado um bate-papo entre os participantes, que tiveram a oportunidade de realizar perguntas, bem como de esclarecer questões dos espectadores ou dos próprios palestrantes.
      • https://www.youtube.com/watch?v=FQvrvy7Ez1Q&t=466s
  • Rota da Inovação

      • O projeto é uma ferramenta de promoção da inovação que pretende reconhecer e registrar ações de inovação realizadas na Arsae-MG. Basicamente, as ações de inovação promovidas por cada equipe da Arsae-MG, e também por servidor, são pontuadas ao longo de um período, sendo reconhecidos os servidores e equipes com melhor desempenho. A cada ano um novo edital do Rota da Inovação é lançado, contendo as regras para aquele período. De maneira geral, o projeto pontua as seguintes atividades realizadas:
      1. Implementação de inovações incrementais, disruptivas e radicais;
      2. Participação nas Chamadas de Inovação;
      3. Envio de proposta para o InovArsae.
Plano de Inovação

O Plano de Inovação da Arsae-MG tem como objetivo propor um conjunto de projetos e ações de incentivo à inovação no âmbito da Agência (geralmente bianualmente), que contribua para a superação de desafios, disseminação de boas práticas e consolidação da Cultura da Inovação na Autarquia.

Acessar Documento

Banco de Inovações

O Banco de Inovações é um documento que consolida diversas inovações promovidas pelos servidores da Arsae-MG desde 2012, com base nas informações encaminhadas pelos servidores da Agência no âmbito do Projeto Rota da Inovação. A atualização deste documento é anual.

Além de valorizar e fomentar a cultura de inovação da Agência, intenciona-se, também, que o documento contribua para a disseminação da cultura de inovação e para a geração de insights entre profissionais de outras entidades.

Acessar Documento

Skip to content