Olá! Como podemos ajudar?

Dúvidas Frequentes

Não encontrou sua resposta? Você pode
entrar em contato pelo Fale Conosco e tirar sua dúvida.

CATEGORIAS

Geral ›
O que é a Arsae-MG e como ela atua?

Criada pela Lei nº 18.309 de 03 de agosto de 2009, a Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais – Arsae-MG é uma autarquia especial vinculada à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – Semad –, com sede e foro na Capital do Estado e prazo de duração indeterminado. A Arsae tem por finalidade fiscalizar e orientar a prestação dos serviços públicos de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, bem como editar normas técnicas, econômicas e sociais para a sua regulação.

A Arsae regula e fiscaliza todos os Prestadores de Serviços de Minas Gerais?

Não, a regulação e a fiscalização pela ARSAE-MG, dos serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, dependem de autorização expressa do município ou do consórcio público. Atualmente, a Arsae regula e fiscaliza todos os municípios cujos serviços são prestados pelas companhias Copasa e Copanor. Além deles, a Arsae também possui convênio com os municípios de Itabira e Passos, prestados por seus respectivos SAAEs.

Quais serviços públicos são regulados e fiscalizados pela Arsae?

Em suma, a Lei do Saneamento identifica o saneamento básico com quatro atividades, todas consideradas serviços públicos.

Por “saneamento básico” a legislação vigente definiu como o conjunto de serviços, infraestruturas e instalações operacionais de:

1. abastecimento de água potável;

2. esgotamento sanitário;

3. limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos; e

4. drenagem e manejo de águas pluviais urbanas.

A Arsae, até então, regula apenas os serviços:

1. abastecimento de água potável e

2. esgotamento sanitário.

Como posso solicitar algum serviço da ARSAE?
Todos os serviços prestados pela Arsae-MG estão listados no Portal MG (disponível aqui ). Na página, são detalhados todos os serviços, bem como o passo a passo para solicitação destes.
Ainda, a Arsae possui canal próprio para atendimento por meio de nossa Ouvidoria.

Como Prefeituras, Ministério Público, Vereadores, usuários podem solicitar uma fiscalização a partir de problemas detectados na prestação dos serviços

Prefeitura e Ministério Público devem entrar em contato por ofício com o contato gabinete@arsae.mg.gov.br. No caso da Câmara de Vereadores e cidadãos, as demandas devem ser encaminhadas para a Ouvidoria da Arsae-MG.

O que é a Lei de Acesso à Informação (LAI)?
A Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527/11) regulamenta o direito constitucional de acesso às informações públicas, sendo aplicável aos três Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Com ela, qualquer pessoa física ou jurídica pode solicitar informações que não possuem hipóteses de restrição para acesso.
Como solicitar alguma informação à Arsae-MG?
Em Minas Gerais, os pedidos de informação são feitos por meio do Sistema Eletrônico de Acesso à Informação (e-Sic), que permite que qualquer pessoa, física ou jurídica, encaminhe pedidos de acesso à informação para qualquer entidade, incluindo a Arsae-MG. Por meio do sistema, além de fazer o pedido, será possível acompanhar o prazo pelo número de protocolo gerado e receber a resposta da solicitação por e-mail; entrar com recursos, apresentar reclamações e consultar as respostas recebidas. O objetivo é facilitar o exercício do direito de acesso às informações públicas. Acesse aqui 
Skip to content