Arsae-MG atua na definição de critérios prioritários para a segurança hídrica no estado

 

Participação em evento reforça preocupação da Agência com a preservação de ecossistemas

 

A Arsae-MG – Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário de Minas Gerais – participou no dia 09/05 da Oficina de Discussão de Critérios para a Seleção de Áreas Prioritárias à Segurança Hídrica em Minas Gerais. O evento, promovido pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), foi realizado de forma virtual e contou com aproximadamente 500 participantes, que foram divididos em três grupos para debater critérios relacionados à preservação de ecossistemas, garantia do suprimento de água para a população e atividades produtivas, além da resiliência do estado em eventos extremos como secas ou cheias.

Representantes do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), com a condução técnica do Igam, estão desenvolvendo uma série de estudos, levantamentos e diagnósticos visando mapear as áreas prioritárias para segurança hídrica no Estado. Essas informações irão subsidiar também um banco de projetos com ações executivas e especificações técnicas objetivas a serem implementadas em cada área prioritária definida. O diretor Samuel Barbi, que representou a Arsae-MG no evento, considera que o envolvimento da Agência é essencial, pois a definição de critérios prioritários para a segurança hídrica em Minas Gerais é fundamental para a promoção de intervenções estratégicas visando a garantia hídrica do estado. “Nossa participação no evento reitera a importância da segurança hídrica para garantia do acesso à água para a população mineira, tanto nos tempos atuais e também para as gerações futuras.”, ressalta o diretor.

A Oficina faz parte da elaboração do Plano Mineiro de Segurança Hídrica (PMSH), que constitui o planejamento do Programa Estratégico de Segurança Hídrica e Revitalização de Bacias Hidrográficas de Minas Gerais – Somos Todos Água. A Arsae-MG tem contribuído com comentários, sugestões e correções nos documentos relacionados a investimentos, abastecimento de água e esgotamento sanitário.

Skip to content