Estagiários da Arsae-MG são finalistas do 7º Prêmio Inova Minas Gerais

 

Projeto SANSEI! BOT tem otimizado processos fiscalizatórios; é a 2ª  vez que a Agência concorre

 

Pela segunda vez a Arsae-MG é finalista do prêmio Inova Minas Gerais. Nesta oportunidade a Agência concorre na categoria “Iniciativas implementadas de sucesso” – junto a outros seis finalistas – com o Projeto SANSEI! BOT, inscrito na modalidade “Inovação em processos organizacionais”. O projeto, criado em março de 2021 por estagiários e servidores da Gerência de Informações Operacionais (GIO), busca expandir a atuação da Arsae-MG na avaliação remota dos serviços de água e esgoto prestados nos municípios regulados pela Agência no estado. O robô SANSEI! BOT realiza, de forma autônoma, a escrita de relatórios técnicos baseados nas informações operacionais previamente ajustadas e analisadas pelos servidores, tornando possível a automatização da avaliação dos serviços de água e esgoto com base em parâmetros técnicos. Ademais, o robô executa ainda diversos trâmites no Sistema Eletrônico de Informações (SEI!), anteriormente realizados de forma manual pelos servidores. A votação popular, na qual o público poderá decidir quais os melhores projetos, acontece entre dias 7 e 24 de novembro, de forma on-line, pelo aplicativo MG App ou pelo site www.cidadao.mg.gov.br.

O idealizador do Projeto, Henrique Santos, explica que as atividades executadas pelo BOT são: criação e tramitação de processos, inserção de documentos, escrita e envio dos relatórios técnicos para os prestadores de serviço no sistema SEI, entre outras atividades, que anteriormente eram realizadas de forma manual. “A partir das 54.240 linhas de códigos desenvolvidas na linguagem de programação Python, o robô realiza as avaliações operacionais a partir de interações com os dados enviados pelos prestadores de serviços regulados. Além de analisar e compilar as informações analisadas pelo robô, os servidores realizam manutenções mensais nos algoritmos a fim de propiciar maior exatidão e evolução ao projeto. Para além dessa avaliação técnica, o robô também permite a automatização de tarefas no SEI, tendo em vista que há interação direta com os diversos navegadores de internet utilizados pelos servidores da Agência”, explica o atualmente analista Fiscal e de Regulação.

O criador do Projeto lembra ainda que a utilização do robô constitui uma das ferramentas de execução do Projeto MAIS Água & Esgoto, responsável por identificar problemas de ausência de informações, inconsistências nos dados e mau desempenho nos serviços prestados à população. “Neste projeto de avaliação remota, todos os problemas detectados pelo robô e revisados pelos servidores da Agência são enviados aos prestadores para correções e esclarecimentos. Na sequência, as soluções retornam para a Arsae-MG e gera-se um novo parecer. Assim, fica claro como a utilização do SANSEI! BOT pelos servidores influencia diretamente na qualidade de vida da população, levando melhorias significativas nos serviços de água e esgoto prestados nos municípios regulados pela Agência. ”, considera Henrique Santos.

Inovação otimiza processos e garante agilidade 

Após a implementação do robô SANSEI! BOT, houve um aumento de 450% no número anual de municípios avaliados remotamente pela Arsae-MG, redução de 80% do tempo gasto em tramitações no SEI, aumento da precisão das avaliações dos serviços de água e esgoto em cada um dos municípios e contribuição para a saúde mental dos servidores, ao passo que a execução de tarefas repetitivas foi eliminada. Nessa perspectiva, os esforços dos serviços voltam-se para atividades estratégicas que visam a melhoria contínua do serviço prestado à população.

A implementação desta inovação tornou possível que a cada três anos a Arsae-MG avalie a qualidade dos serviços de água e esgoto em todos os 641 municípios regulados. O projeto introduz novas ferramentas nas atividades da Agência, promove a modernização e simplificação do serviço público, gera impacto direto na qualidade de vida da população, e é completamente adaptável aos outros órgãos, visto que realiza rotinas no sistema SEI, sistema que possui ampla utilização.

O Prêmio Inova Minas Gerais é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), coordenado em conjunto com o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), e em parceria com a OGE-MG.

 

Skip to content