Arsae-MG desenvolve ferramenta para acesso e avaliação de informações operacionais de 641 municípios mineiros

Painel de informações apresenta diversos indicadores, como o de eficiência operacional e desempenho de atendimento aos usuários, contribuindo para tomada de decisões

 

Na busca pelo desenvolvimento de instrumentos e atividades regulatórias inovadoras e eficientes, a Arsae-MG desenvolveu, por meio de dashboard, painéis visuais que apresentam um conjunto de informações com indicadores e métricas, um armazém de dados nomeado Panoramas Municipais. Com essa ferramenta, é possível visualizar diversas informações operacionais dos 641 municípios regulados pela Agência, em nível municipal ou de suas localidades.

Segundo a Gerência de Informações Operacionais da Arsae-MG (GIO), que desenvolveu o projeto, inicialmente houve a concepção do armazém de dados como módulo constituinte do Sistema de Informações Regulatórias (SIR). Dessa forma, foram carregadas e relacionadas diversas categorias de informações operacionais e econômicas enviadas pelos prestadores de serviço, segundo a Resolução Arsae-MG nº 114/2018. “Em etapa posterior ao desenvolvimento deste armazém de informações, foram vislumbradas diversas possibilidades pautadas em, por exemplo, visualizar os dados disponíveis de forma georreferenciada, disponibilizar aos servidores da Agência a visualização do histórico de indicadores de desempenho operacional, elaborar croquis dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, agregar as informações em níveis de município e localidades, entre outras”, explica o analista Fiscal e de Regulação da GIO, Henrique Santos. Nos casos de dupla concessão, onde há mais de um prestador no município, como ocorre com Copasa e Copanor em 34 municípios, foram elaborados relatórios individuais.

Para compor o relatório, foram selecionados indicadores e  informações considerados mais relevantes para caracterizar a prestação dos serviços, organizados nas seguintes categorias: Informações gerais; Localidades sob concessão; Indicadores de universalização dos serviços; Indicadores de eficiência operacional; Indicadores da continuidade dos serviços prestados; Indicadores de adesão e disponibilidade de tarifa social; Indicadores de desempenho de atendimento aos usuários; Indicadores de desempenho operacional do sistema de esgotamento sanitário; Indicadores de desempenho operacional do sistema de abastecimento de água; entre outros.

De acordo com a Luciana Campos, Coordenadora Técnica de Regulação Operacional e Fiscalização de Serviços (CRO), o painel desenvolvido possibilita ainda a exportação das informações em formato PDF e, por consequência, acesso e avaliação dos indicadores de forma interna para as diversas equipes da Arsae-MG. “Desta forma, é possível concluir que a ferramenta desenvolvida facilita o acesso dos servidores da Arsae-MG às informações operacionais e econômicas em único ambiente, a fim de subsidiar análises preliminares e nortear as atividades regulatórias ideais para cada um dos municípios regulados pela Agência”.

 

Skip to content