Arsae-MG promove visita às Estações de Tratamento de Água e Esgoto da Copasa

Objetivo foi promover uma maior integração, de modo que servidores e estagiários pudessem entender o funcionamento das estações

 

A Arsae-MG promoveu no dia 12/08 uma visita à Estação de Tratamento de Água (ETA) Rio Manso, localizada em Brumadinho, e à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Arrudas, situada entre Belo Horizonte e Sabará. Ambas possuem capacidade de atender mais de um milhão e meio de habitantes por meio de robustos sistemas de tratamento da água bruta e do esgoto sanitário, respectivamente. Estas estações possuem como um de seus destaques as metodologias de gestão de seus subprodutos, como o aproveitamento energético do biogás gerado realizado pela ETE visitada.

Ao todo 13 profissionais participaram da visita, cujo objetivo foi apresentar as unidades aos estagiários que atuam na Agência, para que estes pudessem visualizar o  conteúdo aprendido em sala de aula e no estágio, além de associá-los aos processos observados de operação em escala plena.

Inicialmente, por questões logísticas, a visita foi limitada aos profissionais que atuam na Coordenadoria de Regulação Operacional, mas a proposta é ampliar, contemplando também os demais servidores que atuam na Arsae-MG. Entre os estagiários, por sua vez, a proposta é propiciar aprendizado prático e aplicado, visto que a Agência preza pelo desenvolvimento integral do conhecimento. Um dos estagiários que participou da visita, Victor Oliveira, que atua na Gerência de Informações Operacionais (GIO), pontua que a oportunidade de conhecer às estações de tratamento foi de suma importância para a fixação do aprendizado adquirido em sala de aula, pois permitiu a visualização de um sistema em escala plena e com isso fomentar a busca por conhecimento. Desta forma, a visita foi caracterizada como uma oportunidade única para o engenheiro ambiental em formação.

 

Skip to content