Arsae-MG conclui 1ª fase de implantação do Sistema de Informações Regulatórias

 

Para as próximas etapas do sistema está previsto um aporte de R$ 1,4 milhão de reais, recursos proveniente do acordo do Estado com a Vale

 

A Arsae-MG concluiu com êxito a 1ª fase de implantação do Sistema de Informações Regulatórias (SIR). Entre março de 2020 e dezembro de 2021 foram implementados três módulos do sistema.

O gerente de Informações Econômicas da Arsae-MG, Samuel Barbi, explica que o módulo 1 foi responsável por sistematizar o processo de sanções aos prestadores de serviços, e que um dos grandes objetivos da Agência é dar encaminhamento as Não Conformidades (NCs) identificadas em seus processos de fiscalização. “No período de funcionamento do sistema foram registradas 884 NCs, sendo 35% solucionadas pelos prestadores, 59% ainda em processo de avaliação e 6% de multas emitidas (58). As sanções somam mais de 1 milhão de reais, ou seja, mais do que o custo de todaa 1ª fase de implantação sistema – 850 mil reais -, em apenas quatro meses de operação,” detalha. Já para o módulo 2, responsável pelo gerenciamento de informações, passa a ser possível monitorar as faturas de cada usuário, o cadastramento de tarifa social, o desempenho econômico, a utilização de energia elétrica, os níveis de inadimplência e quesitos relacionados a performance operacional dos prestadores regulados, bem como o acompanhamento de reclamações e solicitações dos usuários. “E com um robusto BI (Business Intelligence) a Agência passa a ter mais agilidade para tratar as informações e detectar problemas na prestação dos serviços de água e esgoto”, garante.

Por fim, o módulo 3 trata da gestão de demandas. “Essa solução viabiliza o cadastro, acompanhamento, resposta e despachos de cada atividade executada na Agência. Com ele será possível monitorar, gerenciar e reduzir o tempo em cada atividade executada a fim de dar pronta e eficiente resposta à sociedade, ministério público, prefeituras e demais interessados”, explica Barbi.

Para as próximas etapas de ampliação do sistema, serão utilizados recursos estimados em R$ 1,4 milhão de reais proveniente do acordo do Estado com a Vale. As novas soluções buscam elevar a ainda mais a eficiência dos trabalhos na Agência e retornar em resultados para a sociedade, como tarifas ainda mais justas, aumento da capacidade de fiscalização e a consequente melhoria na qualidade dos serviços.

O SIR é mais um projeto da Arsae-MG que visa a melhoria da regulação e dos serviços prestados à população mineira, reafirmando alguns valores da Agência, como excelência técnica, inovação e a transparência.

 

 

Skip to content