Arsae-MG lança Sistema de Informações Regulatórias

SIR reafirma transparência da Agência, garantindo maior confiabilidade, eficiência e eficácia

 

Nesta quinta-feira (10/9), a Arsae-MG lança o Sistema de Informações Regulatórias (SIR) cujo objetivo é oferecer uma plataforma online para dar suporte ao recebimento, verificação, arquivamento, compartilhamento e análise de dados, bem como na tramitação de informações, documentos e processos da Agência.

A primeira etapa de implantação do SIR contempla a resolução de sanções. Os fiscais da Arsae-MG poderão cadastrar as não conformidades no sistema e este fará o direcionamento automático para todas as áreas responsáveis, incluindo as empresas de saneamento reguladas e fiscalizadas pela Agência. Dessa forma, processos fiscalizatórios e sancionatórios terão maior confiabilidade, eficiência e eficácia.

O diretor-geral da Arsae-MG, Antônio Claret, lembra que a implantação do SIR é um anseio antigo da Agência. “Desde que assumi a diretoria-geral, em dezembro de 2019, é constante a busca por uma regulação forte e transparente, a implantação do SIR, com toda certeza, vai permitir mais eficiência do serviço público, mais eficiência para o consumidor e mais credibilidade na entrega de dados”, afirma.

A gerente de Informações Operacionais, Luciana Campos, destaca os benefícios do SIR e afirma que sempre que houver um prazo para acompanhamento serão gerados alertas automáticos, indicando as ações prioritárias para que nada se perca. “Todas as informações serão publicadas no Sistema Eletrônico de Informações do Estado de Minas Gerais (SEI-MG), no qual qualquer cidadão poderá acompanhar o processo de qualquer município”, detalha.

O SIR é mais um projeto da Arsae-MG para a melhoria da regulação e dos serviços prestados à população mineira, que reafirma os valores da Agência, como excelência técnica, inovação e a transparência.

 

Assessoria de Comunicação da Arsae-MG

Skip to content