Arsae-MG realiza Audiência Pública em Juiz de Fora para apresentar resultados da 2ª Revisão Tarifária da Cesama

Na terça-feira (28/1), a Arsae-MG realizou Audiência Pública na Câmara Municipal de Juiz de Fora para apresentar os resultados preliminares dos estudos da 2ª Revisão Tarifária Periódica da Companhia de Saneamento Municipal (Cesama).

O coordenador técnico Raphael Brandão apresentou a versão preliminar da nota técnica que aponta um aumento médio de 0,32% nas tarifas de água e esgoto do município. É importante ressaltar que o período para recebimento de contribuições encontra-se aberto até 31/1. Os interessados podem enviar e-mail para audienciapublica30@arsae.mg.gov.br

Segundo os estudos feitos pela Arsae-MG, a previsão de investimentos da Cesama para o próximo ciclo é de 45 milhões ao ano que devem ser utilizados principalmente no tratamento do esgoto coletado pela Companhia. “Hoje, 93% do esgoto é coletado em Juiz de Fora, mas apenas 7% é tratado”, afirmou o coordenador da Arsae.

A Arsae-MG deu prazo até 30 de novembro deste ano para a Cesama apresentar um novo plano de investimentos para que a Agência possa ter nova percepção da necessidade de investimento do município de Juiz de Fora. “Caso a Arsae perceba que a necessidade de investimento não está compatível com o que está sendo construído nesta revisão tarifária, pode haver a motivação de uma revisão extraordinária em 2021 no mesmo momento do reajuste”, explicou Raphael.

Outro ponto importante apresentado durante a audiência foram as mudanças referentes à tabela tarifária que é a regra que define a forma de cobrança entre os diferentes usuários. A partir desta revisão, os usuários vão pagar de acordo com seu nível de consumo, a sua categoria (residencial, residencial social, comercial, industrial ou pública) e a taxa de esgoto. Dessa forma, alguns usuários irão perceber um aumento maior em sua fatura e outros uma redução.

Por fim, Raphael explicou o benefício da Tarifa Social que consiste no desconto de 50% nas tarifas de água e esgoto para famílias com renda familiar per capita de até meio salário mínimo e que estejam inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do Governo Federal. Segundo o coordenador da Arsae, atualmente, Juiz de Fora possui aproximadamente 27 mil famílias em condições de acessar a tarifa social, mas apenas seis mil são beneficiadas.

Após a apresentação, o diretor-geral da Arsae-MG, Antônio Claret, abriu para as considerações dos presentes. Vereadores e população puderam esclarecer dúvidas e também fazer críticas e sugestões.

Assessoria de Comunicação Social da Arsae-MG