Arsae-MG divulga relatórios de fiscalização dos serviços da Copasa em Lavras, Sabará e Ipaba

A Arsae-MG disponibiliza os relatórios de fiscalização dos serviços de abastecimento de água da Copasa em Ipaba e em Sabará, e dos serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário em Lavras.

Em Sabará, foi avaliado o contrato de concessão, fiscalizados os serviços de atendimento ao usuário, as reclamações de vazamento de água e a qualidade da água para consumo humano distribuída na sede do município. Como ponto negativo, destacou-se o elevado número de reclamações de falta d´água no município entre os meses de agosto a dezembro de 2020, quando comparado com o valor médio observado nos demais municípios de Minas Gerais operados pela Copasa.

Em Lavras, a fiscalização realizada pela Arsae-MG teve o objetivo de avaliar as condições técnico-operacionais e de atendimento aos usuários do município quanto aos padrões de qualidade na prestação dos serviços, em consonância com a legislação pertinente e, em especial, à regulamentação expedida pela Agência. Não foram identificados indícios de comprometimento da regularidade do abastecimento de água. Quanto ao serviço de esgotamento sanitário na sede municipal, foi constatado que é operado de forma satisfatória.

Em Ipaba, foram avaliados os registros de qualidade da água, inspeções de reservatórios, aspectos operacionais e atendimento aos usuários referentes ao serviço de abastecimento de água. São apontados pela Arsae-MG como destaques positivos o cumprimento dos prazos de atendimento para a execução dos serviços solicitados na sede municipal de Ipaba. Como ponto de atenção destaca-se a necessidade de cumprir o plano de amostragem para as análises de qualidade da água da saída do tratamento tanto na sede municipal, quanto no distrito de Vale Verde de Minas.

Para saber mais, clique e acesse os relatórios de fiscalização.

Assessoria de Comunicação da Arsae-MG

ascom@arsae.mg.gov.br