Arsae-MG divulga relatório de fiscalização após rompimento de adutora em Betim

Segundo técnicos da Agência, abastecimento de água não foi interrompido e nenhum dano foi causado aos moradores

A Arsae-MG publica hoje, 31/10, relatório técnico que traz os resultados de fiscalização realizada no dia 20/10 em Betim, na região metropolitana de BH, após rompimento de adutora da Copasa, que causou um grande vazamento de água. A ação de fiscalização teve como objetivo determinar o grau de conformidade do sistema em consonância com as legislações e normas técnicas pertinentes, especialmente as Resoluções Normativas expedidas
pela Arsae-MG.
A vistoria foi realizada na adutora localizada próximo à rua dos Novatos, no bairro Alvorada. Segundo a Copasa, houve rompimento de um registro da adutora, o que ocasionou o vazamento. A adutora de água tratada é composta por duas tubulações, fator que possibilitou o manejo para que o abastecimento de água não fosse interrompido. Para a manutenção do registro, foi realizada, no mesmo dia, manobra para interromper provisoriamente o fluxo de água na adutora no ponto do vazamento. O equipamento danificado foi substituído.
De acordo com o fiscal da Arsae-MG, Guilherme Morais, a partir da inspeção in loco, constatou-se que o vazamento ocorrido na adutora de água tratada do sistema Serra Azul se deu, de fato, em função do rompimento do registro, o qual foi substituído no mesmo dia para sanar o problema. Como a adutora se encontra em área afastada de construções, apesar da coluna de água alta que se formou, nenhum dano foi causado.
Clique para acessar o Relatório
Skip to content