Regular e Educar

Programa Regar

Contexto

O Programa REGAR tem como objetivo sensibilizar profissionais da educação e estudantes da rede pública de ensino para assuntos relacionados ao saneamento, meio ambiente e à regulação e incentivar a participação social na formulação, no acompanhamento e na avaliação de políticas públicas.

 

Projeto Piloto 2022 e 2023: escolas estaduais

Em busca de uma regulação mais transparente, inovadora, eficiente e que contribua para a disseminação de conhecimento e a participação da sociedade, a Arsae-MG idealizou o Programa REGAR: Regular e Educar e buscou parceria com a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG) para elaborar o programa e desenvolvê-lo, conjuntamente, nas escolas estaduais mineiras. Dessa maneira, foi possível integrar o conhecimento técnico sobre saneamento da Arsae-MG com o conhecimento pedagógico e a capacidade de execução do programa pela SEE-MG na rede estadual de ensino.

Nos dois anos de parceria entre Arsae-MG e SEE-MG foram elaborados materiais de apoio para atividades didáticas, ministrados eventos de lançamento do programa e capacitações para profissionais da educação, bem como realizadas atividades com estudantes pelas escolas e profissionais capacitados da rede estadual de ensino.

Onde foi executado?

Em 2022, primeiro ano do programa, participaram um total 44 escolas estaduais vinculadas a 4 Superintendências Regionais de Ensino (SRE) localizadas nas Bacias Hidrográficas do Rio São Francisco e do Rio Doce. Em 2023, 152 escolas estaduais participaram, sendo que o programa expandiu suas ações para 10 SREs, incluindo a Bacia Hidrográfica do Rio Jequitinhonha. Nesses dois anos de projeto piloto mais de 30.000 alunos foram sensibilizados pelo Regar, direta ou indiretamente

Superintendências Regionais de Ensino que participaram do programa: Ouro PretoPará de MinasNova EraSete Lagoas, Conselheiro Lafaiete, Curvelo, Diamantina, Divinópolis, Guanhães e Ponte Nova.

 

 

Quais materiais foram elaborados?

Os vídeos com orientações, palestras e capacitações estão disponíveis no YouTube Arsae Minas Gerais e os materiais didáticos desenvolvidos especialmente para o Programa REGAR podem ser acessados abaixo.

 

Acesse abaixo os materiais suplementares do Programa REGAR

 

Acompanhe as redes sociais da Arsae-MG

Em caso de dúvidas entre em contato com a equipe do Programa REGAR pelo: regar@arsae.mg.gov.br

 

 

 

Skip to content