Arsae-MG avalia serviços de água e esgoto de 181 municípios em 2022 e identifica 2724 inconsistências

 

Foram analisados, no âmbito do Projeto MAIS Água e Esgoto, aspectos relacionados a paralisações no abastecimento, qualidade da água distribuída e cumprimento de prazos

 

A Arsae-MG avaliou, ao longo do ano de 2022, os serviços prestados pela Copasa e pela Copanor em 181 municípios mineiros e encontrou 2724 pontos de melhoria. A ação é resultado do Projeto MAIS Água & Esgoto, que tem como sua finalidade fazer a Agência  ampliar sua capacidade de abrangência e atuação, como ressalta a Gerente de Informações Operacionais Luciane Linces, que também destaca a meta alcançada: “Sua implantação se deve ao propósito da Agência de ampliar sua capacidade de abrangência e atuação, visando atuar de maneira positiva em todos os municípios regulados, o Projeto consiste na análise e monitoramento das informações operacionais. O pilar dessa iniciativa pioneira é a avaliação remota por meio de informações que os prestadores de serviços regulados enviam periodicamente para a Arsae-MG, de acordo com resoluções normativas da Agência. Ao final da análise é encaminhado ao Prestador um Relatório Técnico que aponta, de maneira educativa, inconsistências que carecem de explicações ou ajustes. O Projeto, conforme meta pré-estabelecida, contemplou 181 municípios em 2022”.

Nos sistemas de abastecimento de água foram verificados os volumes de água produzidos e perdidos na distribuição, os índices de atendimento, a ocorrência de paralisações, a qualidade da água e o cumprimento de prazos para atender a solicitações de usuários. Já nos sistemas de esgotamento sanitário foram averiguados os percentuais de atendimento com coleta, a ocorrência de extravasamentos de esgoto na rede coletora e a abrangência e eficiência do tratamento de esgoto. Como referência, foram utilizadas resoluções da Arsae-MG e parâmetros técnicos. Após posicionamento do prestador de serviços, 1.954 dos aspectos levantados, ou seja, 71,0%, foram considerados concluídos.

Mais informações sobre o projeto podem ser encontradas Aqui.

Skip to content