Arsae-MG passa a integrar Rede Mineira de Ouvidorias Públicas

Iniciativa vai promover uma gestão mais eficiente das demandas da sociedade

A Ouvidoria da Arsae-MG foi convidada para participar da Rede Mineira de Ouvidorias Públicas, a Rede Ouvir, que tem por objetivo fortalecer e integrar as atividades de ouvidoria de todas as entidades governamentais com sede no Estado de Minas Gerais. A assinatura do termo de adesão à Rede foi realizada nesta semana pela diretoria da Arsae-MG. A Ouvidoria da Agência passa agora a contribuir com a Rede Ouvir, reforçando o compromisso com a transparência, a participação social e a melhoria contínua dos serviços prestados à população. “Essa iniciativa visa fortalecer o diálogo entre a agência reguladora e os cidadãos e relações diretas com as ouvidorias de outros órgãos e entidades no tratamento de manifestações comuns, promovendo uma gestão mais eficiente e próxima das demandas da sociedade”, explica o ouvidor da Agência, Evandro Brazil.
A Rede Mineira de Ouvidorias é um projeto inovador que busca consolidar parcerias, cooperação mútua e articulação de esforços entre as instituições participantes. A iniciativa visa também capacitar os agentes envolvidos e criar uma base tecnológica que conectará as unidades municipais, estaduais e federais para melhorar o atendimento ao cidadão. Segundo o ouvidor, a adesão da Arsae-MG à Rede representa um avanço significativo no aprimoramento dos mecanismos de controle social e na promoção da cidadania ativa. “Estamos confiantes de que essa integração trará benefícios concretos para a regulação dos serviços de saneamento em Minas Gerais, contribuindo para uma atuação mais eficaz e alinhada com as necessidades da população”, ressalta.
Ouvidoria sob nova gestão
Servidor de longa data da Arsae-MG, Evandro Brazil foi nomeado para um mandato de dois anos como ouvidor da Agência no fim de fevereiro. Ele assume a gestão da Ouvidoria após quase 15 anos atuando como assessor no setor e marcando presença ativa em importantes processos internos e externos. Sua responsabilidade incluiu atividades como a implantação, coordenação e monitoramento do fluxograma de processos internos da Ouvidoria, proporcionando análises cruciais para a diretoria avaliar o desempenho dos agentes regulados na prestação dos serviços. Destacou-se pela condução de processos de ausculta aos usuários e tratamento de diversas demandas provenientes dos poderes legislativo, judiciário e executivo, assim como das equipes internas e prestadores regulados.
Evandro também participou ativamente no mapeamento, implantação, desenho e redesenho de processos, além de representar a Ouvidoria em reuniões, apresentações, seminários, palestras e entrevistas. Também faz parte do Grupo de Compliance, Comissão de Acesso à Informação, ex-membro da Comissão de Ética, ex-secretário das comissões de avaliação de desempenho dos servidores da área meio da Agência, e é responsável pela contratação e implementação do sistema de gestão de Ouvidorias (MGOUV), atuando como gestor de configuração do sistema.
O novo ouvidor participou dos congressos brasileiros de regulação da ABAR e da Associação Brasileira de Ouvidorias, apresentando artigos e trabalhos técnicos e faz parte da Câmara Técnica de Governança, Controle Social, Ouvidoria e Comunicação – CTGCS, da ABAR.