Arsae-MG visita cidade de Confins e inicia projeto para estar mais próxima dos municípios e da população

Projeto Arsae nas Gerais vai ampliar o espaço de diálogo com autoridades municipais e com os cidadãos; Confins foi a primeira cidade a receber a equipe da Agência

ASCOM/ARSAE-MG

A Arsae-MG iniciou na última terça-feira, 27/02, o projeto Arsae nas Gerais, que tem como objetivo estabelecer uma comunicação mais estreita e colaborativa com os municípios mineiros por meio de caravanas e encontros.

O projeto

Equipes compostas por servidores de diversas áreas da Agência vão visitar cidades de diferentes regiões do estado que sejam atendidas por prestadores regulados. Além de proporcionar o acesso in loco a representantes da Agência no município, o Arsae nas Gerais representa mais uma oportunidade de contato direto com a população para orientações importantes, como por exemplo, sobre o atendimento da Ouvidoria da Agência. O Arsae nas Gerais também almeja estabelecer parcerias ativas com as administrações municipais, câmaras e órgãos de controle, promovendo o diálogo e a troca de informações. A cidade de Confins foi a primeira a receber a equipe da Agência.

Encontro em Confins

Inicialmente foi realizado um encontro com o prefeito, Geraldo Gonçalves dos Santos (Pezão), o secretário de Governo, Rildo Carlos, a secretária de Meio Ambiente, Flavia Zehuri e o representante da Procuradoria Jurídica, Max. Foram abordados temas importantes relacionados à regulação e fiscalização dos serviços de abastecimento de água e esgoto, como tarifa social, repasse tarifário para o fundo municipal, programa de subvenções sociais que concede descontos à entidades filantrópicas, Projeto Regar para escolas municipais, rotinas de fiscalizações, regulamentações e procedimentos da Arsae-MG, acesso à Ouvidoria da agência, entre outros.

Pela Arsae-MG estiveram presentes a diretora Deborah Carvalho, o chefe de gabinete Stefani Matos, a coordenadora da área operacional, Amanda Nascimento, o coordenador da área econômica, Raphael Brandão, o Ouvidor da Arsae-MG, Evandro Brazil, e o assessor de Comunicação, Franco Reis.

Após o encontro na Prefeitura, a equipe da Arsae-MG também esteve na Câmara de vereadores de Confins, e abordou, especialmente, a importância do atendimento da Ouvidoria da Agência. Também fazem parte do projeto Arsae nas Gerais ações nas ruas e praças da cidade para entrega de folders e conversa com os cidadãos.

Construindo pontes

Segundo a diretora Deborah Carvalho, o propósito do projeto é aumentar o espaço para diálogos diretos tanto com autoridades municipais quanto com a população, esclarecendo dúvidas e discutindo questões fundamentais sobre os serviços de água e esgoto. “O Arsae nas Gerais é mais uma forma de promover a colaboração entre Agência reguladora, poder concedente, órgãos de controle e população. Vamos firmar parcerias mais ativas e favorecer o diálogo e a troca de informações”, explica.

Ainda para a diretora, a ideia é viajar pelas diferentes regiões do estado para proporcionar a presença física e fazer um contato direto. “Vamos ouvir os representantes do município e a população. Explicar e mostrar como a Agência atua. Dessa forma, aumentamos o espaço de diálogo. E o projeto contribui, assim, com nosso objetivo maior que é melhorar a prestação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário e também favorecer as ações para a universalização dos serviços no estado”, destaca.

Acompanhe as novidades do projeto Arsae nas Gerais no instagram @arsaemg