Ouvidoria da Arsae-MG encerra ciclo com resultados positivos

Equipe colhe frutos diante da modernização do serviço prestado

ASCOM/Arsae-MG

A ouvidoria da Arsae-MG faz o balanço dos últimos quatro anos de avanços e modernização em prol de atender melhor o cidadão mineiro consumidor dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário. Este balanço coincide com o encerramento do ciclo de dois mandatos do ouvidor Marcellus Montarroyos Franklin.

Importância
As Ouvidorias Públicas desempenham um papel vital na utilização de serviços públicos, proporcionando aos cidadãos um canal para expressar suas preocupações e sugestões sobre o que é ofertado à população. Além de promover a transparência e a prestação de contas, a Ouvidoria identifica problemas sistêmicos, contribuindo para melhorias contínuas nos processos governamentais. Essa instância não apenas fortalece a confiança dos cidadãos nas instituições públicas, mas também desempenha um papel preventivo na detecção de práticas ineficientes e inadequadas, promovendo uma administração mais eficiente, participativa e ética. Na Arsae-MG, ela funciona como a terceira instância, após solicitações realizadas juntamente ao SAC e Ouvidoria dos prestadores.

A equipe
A equipe da Ouvidoria da Arsae-MG é formada por servidores competentes e dedicados. Além de Marcellus, fazem parte o assessor Evandro Brazil, as gestoras Nathália Silveira e Diana Canuto, a auxiliar administrativa Larissa Arantes e as teledigifonistas Christiane Ribeiro, Edineise Mendes e Marquiriam Cruz. Todos com competências e habilidades condizentes às necessidades da área.

Atendimentos e avanços
Durante os últimos quatro anos foram realizados quase 30 mil atendimentos pelos canais disponíveis para o cidadão. Além do arsae.mg.gov.br/ouvidoria, está disponível o 0800 031 9293, o aplicativo MGOuv e, também, o whatsapp (31) 3915-9293. Dentre os avanços registrados no período estão a disponibilização do MGOuv e do canal de whatsapp, capacitação de teledigifonistas, tratamento e resolução de riscos apontados pela CGE, disponibilização do procedimento de mediação virtual, ajustes no site e no fluxo de atendimentos, entre outros.

Legado
Em clima de fim de mandato, Marcellus fez um balanço dos últimos anos à frente da Ouvidoria da Arsae-MG. “A Arsae foi uma escola pra mim, pude aprender muito e espero ter deixado um legado de respeito aos valores e amor ao serviço público. Conheço bons servidores, mas não conheço uma instituição que reúna tantos em um mesmo órgão. Foi um trabalho gratificante e memorável. Na agência, atuei também como membro titular da Comissão de Ética, honrado por ser designado para esta valorosa missão. Externo minha gratidão a todas e todos, pela oportunidade e pelos avanços em prol dos usuários”.

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