Grupo técnico coordenado pela diretora-geral da Arsae-MG, Laura Serrano, registra saldo positivo em 2023

Câmara Técnica de Saneamento Básico, Recursos Hídricos e Saúde (CTSan) da Associação Brasileira de Agências Reguladoras (ABAR) instituiu duas novas coordenações na sua estrutura e participou da elaboração do XIII Congresso Brasileiro de Regulação

O balanço anual das atividades da CTSan (Câmara Técnica de Saneamento Básico, Recursos Hídricos e Saúde) da ABAR (Associação Brasileira de Agências Reguladoras) registrou um saldo positivo e marcou o ano de 2023 na história do grupo técnico: foi o ano da criação de duas novas coordenações na sua estrutura. A primeira é voltada à área de água e esgoto e a segunda, aos assuntos relativos a resíduos sólidos e drenagem. A diretora-geral da Arsae-MG, Laura Serrano, é a coordenadora do novo bloco de Água e Esgoto da CTSan, enquanto a coordenação do bloco da CTSan dedicado à drenagem, resíduos sólidos e recursos hídricos é exercida pelo presidente da ABAR e diretor da Adasa (Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal), Vinícius Benevides. A primeira reunião sob a nova configuração da CTSan ocorreu em 28/09/23. Na ocasião, quando assumiu a coordenação, Laura Serrano agradeceu à diretoria e ao presidente da ABAR, Vinícius Benevides, pelo convite. “Acredito que essa é a nossa principal diretriz como entes reguladores catalisadores do desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida das pessoas. Pretendo continuar a trilhar os caminhos tão bem conduzidos sob a coordenação da Kátia Côco e espero estar à altura do excelente trabalho realizado até agora e dos desafios que virão”, afirmou.

De acordo com o secretário-executivo do bloco água/esgoto, Luiz Antonio de Oliveira Júnior, as três reuniões realizadas ao longo do ano mantiveram a “tradição de ampla participação das diversas agências reguladoras estaduais, intermunicipais e municipais”. As três rodadas de reuniões das Câmaras Técnicas da ABAR realizadas ao longo de 2023, mobilizaram a participação de 1.462 pessoas. Os números incluem as outras quatro câmaras técnicas da ABAR. “As reuniões da CTSan são muito ricas, pois são momentos em que as dificuldades e as soluções são compartilhadas entre as agências, propiciando condições de melhoria da qualidade regulatória por todo o Brasil”, disse o secretário executivo da CTSan/Água e Esgoto, Luiz Oliveira.

Grupos Técnicos

Considerando a diversidade de temas no setor de saneamento, a CTSan está organizada em Grupos Técnicos (GTs), possibilitando que as discussões sejam mais aprofundadas ao longo do ano, e não somente nas reuniões da CTSan. Os GTs são os responsáveis pela produção de textos de referências, e em especial em 2023, pela elaboração das contribuições da ABAR para as normas de referências elaboradas pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). As Normas de Referência serão os instrumentos institucionais da ANA que vão orientar as agências infranacionais na regulação da prestação dos serviços de água e esgoto.

Luiz Oliveira destaca que em 2023 a CTSan teve participação efetiva debatendo os principais temas, contribuindo nas diversas modalidades de participação social (Tomada de Subsídios, Consultas e Audiências Públicas) promovidas pela ANA. Ao longo do ano, a ABAR debateu, por meio da CTSan, matriz de riscos, modelos de regulação para água e esgoto, condições gerais de prestação de serviços públicos de limpeza urbana e de manejo de resíduos sólidos urbanos, reajustes tarifários e indenizações de ativos. Algumas delas, como matriz de riscos e indenizações de ativos, já foram publicadas.

Resíduos sólidos, recursos hídricos e drenagem

A criação em 2023 de uma coordenação, no âmbito da CTSan, dedicada aos temas relacionados a resíduos sólidos, recursos hídricos e drenagem consolida as atividades do que eram até então dois Grupos de Trabalho temáticos: o GT Resíduos Sólidos e o GT Drenagem.

De acordo com a secretária-executiva da nova Coordenação, a superintendente de Resíduos Sólidos, Gás e Energia Formação da Adasa, Élen Dânia dos Santos, os temas apresentados e debatidos  nas reuniões da CTSan foram a pesquisa “O Panorama da Regulação dos Serviços de Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos”, publicada pela ABAR em julho de 2023, o “Guia Prático de Concessões de Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos” e as Normas de Referência para os serviços de resíduos sólidos, documentos elaborados pela Agência Nacional de Água e Saneamento Básico (ANA), com participação decisiva da CTSan.

Segundo a superintendente de Regulação Técnica dos Serviços de Saneamento Básico da Arsesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo), Ana Paula Brites, as principais atividades do GT incluem a discussão do Panorama de Gestão da Drenagem Urbana e a Consulta Dirigida da ANA sobre regulação de drenagem, na reunião de março da CTSan, a participação do primeiro painel exclusivamente dedicado à regulação dos Serviços de Drenagem e Manejo de Águas Pluviais Urbanas, no 32º Congresso da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), e da apresentação sobre o Sistema de Monitoramento de Chuvas Intensas do DF (SIMCURB), na reunião de setembro da CTSan.

Congresso

Outro destaque foi a programação do XIII Congresso Brasileiro de Regulação. A CTSan participou da elaboração da programação do Congresso, buscando conciliar os principais temas do setor com a participação de renomados palestrantes. A programação teve 248 painelistas em 66 painéis. O evento reuniu 1.672 pessoas em três dias de evento, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, com 211 trabalhos técnicos apresentados.

A primeira reunião da CTSan em 2024 será em março, em Goiânia. Será aberta à participação presencial de reguladores do Brasil todo e transmitida a todos os participantes inscritos, pela internet.

Fonte: ABAR