Regulação por Exposição: Arsae-MG divulga novos resultados do ProSun

 

Projeto desenvolvido pela Agência avalia indicadores dos serviços de água e esgoto dos prestadores regulados

 

A Arsae-MG divulgou os resultados do ProSun (Projeto Sunshine – Regulação por Exposição) referente ao ano 2021, que consiste na avaliação dos indicadores dos serviços de água e esgoto de prestadores regulados pela Agência. O Projeto, desenvolvido pela Arsae-MG, é anual e tem o objetivo de elevar a transparência e o controle social, considerando oito indicadores. Uma novidade sobre o estudo realizado esse ano é a consolidação dos resultados de todos os anos do projeto (2015-2021), permitindo analisar a evolução do comportamento dos indicadores de universalização, qualidade e eficiência, acompanhados pela metodologia do ProSun.

O ProSun permite que se faça um rápido diagnóstico para avaliação dos municípios, de forma a melhorar o processo de tomada de decisões da Agência, possibilitando uma cobrança mais efetiva dos prestadores regulados e a consequente melhoria na prestação dos serviços aos usuários. Quanto à avaliação que verificou a qualidade dos serviços, 77% dos municípios/prestadores foram classificados como satisfatórios para o indicador que mensura a incidência de análises de coliformes totais fora do padrão na água tratada e distribuída, sendo que 72% apresentaram estabilidade ou melhora em seu desempenho quando comparados com os resultados do ano de 2020.

Na avaliação da gerente de Informações Econômicas da Arsae-MG, Ivana Porto, considerando todo o ciclo de análise, de 2015 a 2021, percebe-se uma evolução positiva dos índices de tratamento de esgoto, de extravasamentos de esgotos por extensão de rede, de hidrometração (relação entre a quantidade de ligações de águas micromedidas e o total de ligações de água) e de macromedição (expressa a proporção do volume distribuído que é macromedido). “Acompanhando os resultados do Índice de atendimento urbano de água, percebe-se que a universalização do serviço de abastecimento de água apresentou uma melhora mais significativa apenas nos últimos anos do ciclo, entretanto ainda assim, ao final de 2021, apenas 37% dos municípios avaliados atingiram patamares satisfatórios.”, detalha.

 

Skip to content