Arsae-MG vai implantar Política de Gestão de Riscos

Iniciativa busca garantir mais qualidade para a prestação dos serviços públicos

A Arsae-MG apresentou, na última quarta-feira, 20/12, sua Política de Gestão de Riscos finalizada em reunião na Cidade Administrativa com a Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE). A Política de Gestão de Riscos é uma metodologia criada para gerenciar e prevenir riscos corporativos, gerando formas de controles internos para desenvolver, disseminar e implementar melhorias contínuas nos processos organizacionais, projetos e iniciativas estratégicas da organização. De acordo com a controladora-seccional da Agência, Lorena Veiga, a elaboração da Política começou em agosto, quando ocorreu o primeiro contato com a CGE. Posteriormente, a Arsae-MG aderiu à consultoria do órgão para a construção da metodologia. “A Política de Gestão de Riscos da Arsae-MG está prevista no Mapa Estratégico 2020-2024. E neste ano de 2023 tivemos o marco que é a entrega da minuta de Portaria que institui a Política de Gestão de Riscos, bem como a portaria que institui o Comitê de Gestão de Riscos. Ambos os instrumentos impactarão efetivamente na qualidade da entrega dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário aos cidadãos mineiros, mitigando os riscos”, explica Lorena.

O auditor-geral do Estado, Igor Martins, acredita que a prevenção é um importante caminho para trazer resultados efetivos. “Todo ciclo de controle é importante, mas chegar só no aspecto corretivo acaba por não trazer os mesmos resultados. Da maneira preventiva evitamos dispêndio de esforços em duplicidade ou desnecessários”, afirma. Igor comentou ainda que essas iniciativas são muito apreciadas pela CGE. “É uma satisfação estar ao lado de uma gestão que preza por esse processo. Esperamos que sirva de exemplo e traga fomento para outros órgãos da administração pública”.

A diretora-geral da Arsae-MG, Laura Serrano, ressaltou que a parceria da Agência com a CGE trará frutos para todos os atores do saneamento. “Uma política de gestão de riscos está extremamente ligada a uma gestão mais eficiente com busca por mais resultados para as pessoas. Fico muito feliz em ver o trabalho realizado e os resultados que poderão ser gerados com essa implementação. Agradeço a todos da Arsae-MG e da CGE pelo trabalho realizado e apoio. Tenham certeza de que ao que cabe à alta gestão da Agência, que é implementar a política e fazer com que ela gere resultados positivos, será feito”.

De acordo com o Portfólio estratégico da Arsae-MG, a Política de Gestão de Riscos é uma iniciativa capaz de formalizar, expandir e estruturar o formato de gerenciamento de riscos desenvolvido atualmente, com o objetivo mapear e tratar riscos inerentes aos processos estratégicos da Agência. O gerenciamento de riscos será implementado de forma gradual, sendo definidos e priorizados os processos organizacionais que impactam diretamente no alcance dos objetivos estratégicos da Arsae-MG. Com a Política de Gestão de Riscos será possível aumentar o grau de certeza na concretização dos objetivos do órgão, o que irá gerar impactos diretos na eficiência do trabalho.