Equipe da Arsae-MG visita agência reguladora intermunicipal do Rio Grande do Sul

Servidores das agências trocaram informações e experiências sobre regulação e fiscalização dos serviços de água e esgoto

Com o objetivo de aprimorar seus processos e desenvolver ferramentas inovadoras e eficientes, representantes da Arsae-MG realizaram mais uma visita técnica para conhecer práticas que se destacam no setor de saneamento e regulação. Servidores da Agência estiveram em Pelotas, Rio Grande do Sul, entre os dias 12 e 15/12, para conhecer o trabalho da Agesan-RS, Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento do Rio Grande do Sul, onde a agência, agora, passa a operar.

A Agesan-RS é responsável pela regulação e fiscalização de 26 municípios gaúchos e, recentemente, foi contratada para a regulação e fiscalização dos quatro eixos do saneamento básico, água, esgoto, drenagem urbana e resíduos sólidos, na cidade de Pelotas. “A Agesan-RS é uma agência que tem uma média de fiscalização muito boa, embora tenha poucos colaboradores. A primeira ida deles a cidade de Pelotas seria um bom momento para a visita da Arsae-MG, já que seriam dadas todas as explicações sobre como a fiscalização aconteceria dali para a frente para a Prefeitura”, explica a diretora da Arsae-MG, Deborah Carvalho.

Pela Agência mineira, também participaram da visita o diretor Samuel Barbi e o gerente de fiscalização operacional, Lucas Marques. De acordo com a diretora, a equipe acompanhou a visita às instalações, estações de tratamento de água e de tratamento de esgoto e participou das reuniões de alinhamento. Para ela, as visitas técnicas para compartilhar informações e experiências fazem parte da busca constante da Arsae-MG por melhoria contínua e por conhecer práticas que se destacam no setor. “Participamos dessa vistoria preparatória para a fiscalização da Agesan e, durante todos esses momentos, trocamos boas práticas e ideias, de como fazemos em Minas e de como eles fazem lá, e percebemos pontos que podemos adaptar no nosso processo também”, conclui.