Arsae-MG realiza visita técnica à Estação de Tratamento de Água em Brasília e conhece tecnologia de ponta

 

Tecnologia utilizada é referência no país e foi desenvolvida em tempo recorde para auxiliar o DF a enfrentar a crise hídrica em 2017

 

Sempre antenada com as inovações produzidas no setor de saneamento, a Arsae-MG realizou no dia 8/12 uma visita técnica a uma Estação de Tratamento de Água no Distrito Federal, operada pela Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb). O objetivo da visita foi conhecer o processo moderno que a Companhia utiliza para o tratamento de água, bem como toda a infraestrutura e o sistema de automação.

O gerente de Informações Operacionais da Arsae-MG, Otávio Hamdan, considerou a visita técnica à ETA Lago Norte, em Brasília, uma oportunidade de conhecer um processo pouco utilizado no tratamento de águas para abastecimento público no Brasil. “Nessa estação, a Caesb utiliza a tecnologia de ultrafiltração, a qual permite a remoção de micro-organismos, partículas, sólidos em suspensão, entre outros. As membranas utilizadas têm poros de 30 nanômetros, o que garante uma água produzida com alto padrão de qualidade. Ao todo, a estação tem uma capacidade de produção de 700 litros por segundo.”, detalhou.

A servidora Mayara Milaneze também considerou a visita uma oportunidade para a equipe técnica da Agência conhecer de perto uma das tecnologias mais modernas de tratamento de água, estação de ultrafiltração, referência no Brasil, e que foi construída em tempo recorde para auxiliar Brasília a enfrentar a crise hídrica em 2017. “Os pontos de destaque, além de toda a infraestrutura e do sistema de automação, foram a qualidade da água bruta que chega na ETA para tratamento, com níveis baixíssmos de turbidez, e a excelente qualidade da água tratada.”, destacou.

 

Skip to content