Diretoria colegiada da Arsae-MG é aprovada na sabatina da Assembleia Legislativa

Indicada pelo governador Romeu Zema, diretoria da Agência participou de arguição pública e foi aprovada pelos deputados

A diretora-geral da Arsae-MG, Laura Serrano, e os diretores Deborah Carvalho e Samuel Barbi participaram, nesta quarta-feira, 06/12, de sabatina realizada pela Comissão Especial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) criada para avaliar a indicação dos nomes.  A diretoria teve parecer favorável à indicação. Antes da arguição pública, os diretores falaram sobre suas trajetórias profissionais e formações acadêmicas.  Na sequência, Laura Serrano destacou os avanços obtidos nos serviços da Arsae-MG, de 2020 a 2023, especialmente os resultados alcançados desde abril deste ano, quando assumiu a gestão da Agência. Dentre outros assuntos, a diretora-geral falou sobre o atendimento aos usuários por meio da Ouvidoria, a Tarifa Social, o repasse de recursos aos Fundos Municipais de Saneamento, a fiscalização econômica, a inovação e informatização, com a implantação do Sistema de Informações Regulatórias, a fiscalização operacional, o plano de contingência, a redução de tempo para a solução de problemas, o projeto Mais Água e Esgoto, as premiações recebidas pela Agência e o portfólio estratégico para 2024.
Durante a sabatina, os membros da diretoria responderam a questões relacionadas aos termos de ajustamento de conduta (TACs), metas de universalização do marco do saneamento, saneamento nas áreas rurais, Plano Estadual de Saneamento, entre outras. “Por meio dos TACs, temos conseguido resultados que a população vê, que é o que importa. Muitas vezes a multa não traz a realização do serviço, mas a assinatura e o acompanhamento rigoroso de nossa parte é o que resolve os problemas e faz as coisas acontecerem”, explicou a diretora-geral, Laura Serrano. Após a sabatina e aprovação dos pareceres que recomendam as indicações, elas agora seguem para o Plenário, para votação em turno único.A Arsae-MGA Arsae-MG (Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais) é uma autarquia de regime especial criada pela Lei Estadual nº18.309/2009 com autonomia de decisão e de gestão administrativa, financeira, técnica e patrimonial. A Agência está vinculada à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). É responsável por regular e fiscalizar os serviços de água e de esgoto prestados pela Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais), pela Copanor (Copasa Serviços de Saneamento Integrado do Norte e Nordeste de Minas Gerais), pela Sanarj (Araújos) e Samotracia (Alphaville, em Nova Lima). O projeto de criação da Arsae-MG estabeleceu que a agência terá uma diretoria colegiada, composta por três membros, nomeados pelo governador, com mandatos de quatro anos, admitida uma única recondução. O texto aprovado também estabeleceu que os diretores sejam sabatinados pela Assembleia e tenham seus nomes aprovados pelos deputados.Conheça a Diretoria da Arsae-MGLaura SerranoMestre em Economia pela Concordia University (Canadá), pós-graduada em Controladoria e Finanças e economista pela UFMG, com parte dos estudos na Université de Liège (Bélgica) e membro da Golden Key International Honour Society (sociedade internacional de alto desempenho e liderança). É autora de artigos publicados em congressos nacionais e internacionais. Possui experiência em regulação do setor de saneamento básico, processo legislativo, fiscalização de contas públicas, auditoria contábil, gestão por resultados, gerenciamento de projetos e melhoria de processos. Com uma vasta experiência na Administração Pública, Laura foi deputada estadual pelo Partido Novo de 2019 a 2022. Ela também já ocupou cargos como vice-líder do Governo Zema e vice-líder da Bancada Feminina na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, presidente do Conselho Consultivo da Arsae-MG e conselheira do Conselho Deliberativo de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Na ALMG, foi membro da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária, da Comissão de Desenvolvimento Econômico e da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia. Laura é servidora de carreira da Arsae-MG e torna-se a primeira mulher a comandar a instituição.Deborah CarvalhoCom 15 anos de atuação profissional, Deborah Carvalho é bióloga, com bacharelado em Gestão Ambiental e possui destacada experiência nas áreas de planejamento e gestão. Ao longo da carreira gerenciou, dentre outros, projetos de tratamento de efluentes e de sustentabilidade ambiental. É pós-graduada em Gerenciamento de Projetos e possui MBA em Gerenciamento de Processos.  Samuel BarbiSamuel Barbi é Economista pela UFMG e mestre em Gestão e Regulação dos Serviços de Saneamento Básico pela Fiocruz. É autor de artigos publicados em revistas e eventos nacionais e internacionais e professor convidado e palestrante em diversas instituições e eventos em temas relacionados à regulação dos serviços de saneamento (FGV-RJ / ANA / Ministério das Cidades / European Consortium for Political Research / ABAR / World Water Forum / Rio Water Week). Foi Gerente de Informações Econômicas da Arsae-MG, tendo gerenciado anteriormente as áreas de Fiscalização Econômica e de Regulação Tarifária da Agência. Samuel é servidor de carreira da Arsae-MG.
Clique para assistir ao vídeo completo da Reunião
Foto: Guilherme Bergamini (ALMG)