Jornada do Saneamento: diretor da Arsae-MG modera debate sobre alterações na Metodologia Acertar

 

Metodologia Acertar busca aprimorar informações do Sistema Nacional de Informações do Saneamento

 

O diretor da Arsae-MG, Samuel Barbi, moderou no dia 1º/12 um debate sobre as alterações na Metodologia Acertar e o aproveitamento de auditorias externas promovido pela Associação Brasileira de Agências Reguladoras (ABAR). O debate integra a última edição da série de webinars Jornada do Saneamento, cuja ideia é ampliar a divulgação das mudanças realizadas pelo Ministério das Cidades e pela consultoria Deloitte Brasil na metodologia. Além de discutir os entendimentos do Grupo de Apoio Técnico do Acertar sobre testes específicos que vêm gerando dúvidas durante a aplicação junto aos prestadores de serviços de saneamento.

O painel reuniu representantes de setores diretamente envolvidos com a Metodologia Acertar, que aprimora a exatidão das informações do Sistema Nacional de Informações do Saneamento (SNIS). O coordenador geral de Gestão da Informação da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades, Paulo Rogério dos Santos, abordou as mudanças, assim como seus motivos e os avanços esperados.

O gerente sênior de Tecnologia na Deloitte Brasil, Pedro Avelar, tratou da aplicação prática da metodologia e problemas identificados que justificam as mudanças. O analista de Fiscalização e Regulação, Douglas Spindola, da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento Básico de Minas Gerais (Arisb-MG), representou o Grupo de Apoio Técnico do Acertar sobre os testes que vêm causando dúvidas durante a aplicação ou que sejam passíveis de interpretações distintas pelos auditores, enquanto o auditor da consultora Russell Bedford, Lucas Barbosa, abordou controles internos avaliados pela Metodologia Acertar.

Para assistir o webinar clique aqui

Skip to content