5° Fórum Novo Marco do Saneamento: Arsae-MG participa de evento em São Paulo

 Evento fomentou o debate acerca das novidades e implicações dos normativos mais recentes do setor

 

A Arsae-MG participou no dia 23/11, em São Paulo, do 5º Fórum Novo Marco do Saneamento, cujo objetivo foi apresentar os principais impactos da regulação ao mercado, que prevê o estímulo de R$ 100 bilhões com o novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Além disso foi um espaço de discussão acerca das novidades e implicações dos normativos mais recentes do setor. Foram pautados em profundidade os novos decretos e as soluções viáveis para alcance das metas de universalização dos serviços de água potável e esgoto tratado até 2033.

A diretora da Arsae-MG, Deborah Carvalho, considerou que o evento foi uma grande oportunidade de participar de um debate qualificado sobre situações práticas relacionadas ao setor de saneamento e às implicações do novo marco. “Dessa forma, foi possível ampliar entendimentos e verificar novas possibilidades para todas as discussões que já estão sendo realizadas internamente na Agência em termos de planejamento e gestão de ações para conferir maior qualidade aos serviços prestados e atingimento de metas de universalização”, avaliou.

Foram abordados os desafios atuais para atender à alta demanda nacional com atuação conjunta do setor privado e público. Especialistas discutiram casos práticos dos modelos existentes e soluções para planejamento, previsibilidade e gestão do saneamento. O chefe de gabinete da Arsae-MG, Stefani Matos, ressaltou o destaque que foi dado à necessidade de previsibilidade, estabilidade e segurança jurídica para que os investimentos possam de fato ser concretizados, demonstrando o papel fundamental das agências reguladoras para que a universalização almejada seja, de fato, alcançada.

Skip to content