Arsae-MG atualiza metodologia de reajuste da tarifa de água e esgoto de Araújos

Baseado em índices inflacionários, reajuste tarifário da Sanarj tem nova metodologia. Nova tarifa passa a valer a partir do dia 29 de outubro

A Arsae-MG publica nesta quinta-feira, 28/09, autorização para o reajuste em 13,44% nas tarifas de água e esgoto da Sanarj, concessionária que atua no município de Araújos. O reajuste foi feito com base na metodologia definida por um aditivo de contrato celebrado pela Prefeitura e pela Sanarj em 26/09, tendo a Arsae-MG como interveniente. Essa metodologia contempla uma cesta de índices inflacionários, como o IGP-M (Índice Geral de Preços), o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) e outros, semelhante ao que hoje é feito para Copasa e Copanor.

De acordo com a gerente de Regulação Tarifária da Arsae-MG, Marina Trivelato, o reajuste aplicado visa somente à recomposição dos custos do prestador. “Para o próximo ano, a Agência irá realizar uma alteração na estrutura tarifária a fim de promover melhorias na forma de cobrança das tarifas e ampliar a Tarifa Social para o município de Araújos”, explica. A atualização da metodologia de reajuste deve trazer maior previsibilidade e modicidade para a população, enquanto a alteração da estrutura tarifária visa aderir o valor da fatura ao que foi efetivamente consumido e, também, ampliar o benefício da tarifa social para mais famílias. Além dessa alteração na estrutura tarifária, também será modificada a data de aplicação dos reajustes para o mês de dezembro.

A Resolução 183/2023 que aprova o novo reajuste foi publicada no Dário Oficial do Estado. A nova tarifa passa a valer a partir do dia 29 de outubro. Clique para acessar a Resolução

Convênio entre Arsae-MG e Araújos

No dia 26 de setembro de 2023 a Arsae-MG publicou o extrato de 1º Termo Aditivo ao Contrato de Concessão do município de Araújos. O aditivo atualiza a metodologia de reajuste tarifário, e prevê a alteração da estrutura tarifária a partir de 2024.
O convênio entre a Arsae-MG e a Prefeitura de Araújos (titular do serviço), assinado em março de 2022 – com duração de cinco anos – visa à regulação e a fiscalização da prestação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no município, feita pela empresa Sanarj.