Arsae-MG palestra em Montes Claros em congresso sobre tecnologia e inovação no saneamento

Apresentação focou no uso de tecnologias em prol da preservação dos recursos hídricos no contexto do saneamento

 

O diretor da Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG), Samuel Barbi, participou do 1º Congresso de Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade para a Gestão Pública (CINTECS), realizado nos dias 29 e 30 de agosto em Montes Claros. O evento, promovido pelo Consórcio de Desenvolvimento da Região Norte de Minas (CODANORTE), reuniu aproximadamente dois mil participantes de diversas regiões do país com o objetivo de promover e apresentar soluções que visam a transformação dos municípios em locais sustentáveis e inteligentes.

Samuel compartilhou sua expertise durante a palestra, enfocando a utilização de tecnologias em prol da preservação dos recursos hídricos no contexto do saneamento. Durante sua apresentação, destacou o papel da agência estadual na regulação e fiscalização de serviços de água e esgoto, bem como os recentes avanços alcançados pela instituição. A agência mais que duplicou a produção de relatórios de fiscalização e, com o uso do Sistema de Informações Regulatórias (SIR), vem conseguindo reduzir em 70% o tempo de resposta à sociedade e alcançar índices próximos também a 70% nas correções de todas as não conformidades identificadas junto aos prestadores. “O investimento em capacitação de pessoas e em tecnologia têm resultados rápidos e expressivos na melhoria da qualidade dos serviços à população, e a Arsae-MG vem efetuando isso com grande êxito”, ressalta.

Outro ponto abordado pelo diretor foi a Covid-19 ser o fator principal que acelerou os processos de teletrabalho, algo que já estava nos planos da agência. Isso potencializou o uso de tecnologias nas atividades, em especial, de análise preventiva (Mais Água e Esgoto e SanseiBot!), fiscalizações remotas, sanções e auditoria dos prestadores (Acertar e Verificação de Ativos).

O CINTECS se destacou por sua ampla programação, que englobou cinco painéis temáticos simultâneos, todos focados no desenvolvimento tecnológico e sustentável dos municípios, oferecendo soluções inovadoras para torná-los mais inteligentes. Com mais de 100 palestrantes, incluindo personalidades como o procurador-geral do Ministério Público de Minas Gerais, Dr. Jarbas Soares, o empresário Geraldo Rufino, a secretária de meio ambiente de Minas Gerais, Marília Melo, e a jornalista Giuliana Morrone, o evento proporcionou troca de conhecimento e experiências.

A participação da Arsae-MG reforça o compromisso da agência e do Governo de Minas Gerais em promover avanços significativos na área de saneamento, alinhando-se às melhores práticas de gestão pública, inovação e sustentabilidade em todas as regiões do estado. “Montes Claros é uma cidade referência para Minas Gerais e é extremamente importante que estejamos ainda mais próximos do norte do Estado. A Codanorte vem fazendo um trabalho muito especial e este primeiro congresso do CINTECS destaca ainda mais essa atuação”, conclui Barbi.

Para mais informações sobre a Arsae-MG e seu papel na regulação do saneamento em Minas Gerais, visite www.arsae.mg.gov.br.

Skip to content