Arsae-MG participa de discussão do Plano Mineiro de Segurança Hídrica em evento

Oficinas de elaboração do PMSH focaram no mapeamento de áreas prioritárias

No dia 29 de agosto de 2023, a Arsae-MG – Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais – esteve presente em evento organizado pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) para discussões no âmbito do Plano Mineiro de Segurança Hídrica (PMSH). O encontro foi organizado para ocorrer em dois dias e contemplou a realização de oficinas técnicas para a continuidade de elaboração do plano, com especial enfoque na apresentação do mapeamento de áreas prioritárias para a segurança hídrica de Minas Gerais.

A agência foi representada por sua diretora Deborah Carvalho, a qual considera esse tipo de encontro fundamental. “A discussão sobre a segurança hídrica demanda uma abordagem coletiva e colaborativa. Dessa forma, estratégias multidimensionais para enfrentar desafios presentes e melhorar as condições para o futuro podem ser pensadas, discutidas e definidas. Nós da Arsae-MG estamos sempre muito abertos à colaboração. Alguns eixos estruturantes de análise passam naturalmente por questões de saneamento e, por isso, será um prazer continuar contribuindo com o que for possível”, destaca.

O Plano Mineiro de Segurança Hídrica

O Plano Mineiro de Segurança Hídrica propõe o desenvolvimento de ações estratégicas, integradas e permanentes para a revitalização das bacias hidrográficas, recuperação da cobertura vegetal, controle da poluição e uso racional dos serviços ecossistêmicos disponíveis no estado.

A iniciativa integra o Programa Estratégico de Segurança Hídrica e Revitalização de Bacias Hidrográficas de Minas Gerais – Somos Todos Água, um dos projetos prioritários do Governo de Minas no triênio 2020-2023. A Arsae-MG tem contribuído com comentários e sugestões especialmente nos documentos relacionados a investimentos, abastecimento de água e esgotamento sanitário.