Diretores da Arsae-MG participam de Workshop Internacional para Impulsionar Soluções Climáticas em Minas Gerais

O evento reuniu representantes dos setores público e privado, nacionais e internacionais

 

Nos dias 16 e 17 de agosto de 2023, os diretores da Arsae-MG, Laura Serrano e Samuel Barbi, participaram do workshop internacional intitulado “Mercados de Carbono: Caminhos para Impulsionar Soluções Climáticas Baseadas em Mecanismos de Mercado em Minas Gerais”. O evento reuniu representantes dos setores público e privado, nacionais e internacionais, em discussões sobre o potencial do estado de Minas Gerais para se destacar no mercado de carbono no Brasil.

Apoiado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e pela Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam), em colaboração com a Associação Internacional de Comércio de Emissões (Ieta) e a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), o evento reuniu cerca de 100 participantes em palestras abordando casos práticos de diversas áreas, bem como oportunidades atuais e futuras relacionadas às vendas e compras de créditos de carbono.

O presidente da Feam, Renato Brandão, destacou a importância do evento como um marco nas diretrizes do mercado de carbono em Minas Gerais. “Nesses dois dias trouxemos especialistas de diferentes partes do mercado, o que permitiu aos participantes uma visão mais ampla do processo. A nossa intenção é que, a partir disso, possamos evoluir em estratégias de engajamento junto ao mercado de carbono, alinhado às ações governamentais e às melhores práticas internacionais”, afirmou Brandão.

As sessões de palestras apresentaram exemplos práticos de empresas que estão atuando no mercado de créditos de carbono em áreas como saneamento, mobilidade, reflorestamento, avicultura e agricultura. Além disso, o evento incluiu uma simulação especial de mercado de carbono, utilizando o software CarbonSim, proporcionando aos participantes uma compreensão mais profunda dos princípios do comércio de emissões e das estratégias de gestão de portfólio de carbono. Na simulação os participantes foram convidados a gerenciar empresas virtuais reguladas num sistema de comércio de emissões para reduzir as emissões ao menor custo possível.  A condução da dinâmica foi efetuada por Josh Margolis, um dos criadores do CarbonSim para o renomado Programa de Clima do Environmental Defense Fund (EDF) e o trio com participação do diretor Samuel Barbi, Alice Libânia e Roberto Gomes da Feam, obteve destaque, ficando em segundo lugar no teste.

“A experiência foi bastante enriquecedora e nos enche de repertórios para apoiar o Estado na missão do Race to Zero. O setor de saneamento carrega boas potencialidades nesta corrida e a agência é responsável por desenhar incentivos que conduzam os prestadores regulados à redução de suas emissões ao menor custo possível, ou mesmo a geração de créditos de carbono que poderão vir a complementar suas receitas indiretas e contribuir com elevação da remuneração das concessões e concomitantemente com a modicidade das tarifas aos usuários”, conclui Barbi.

Sobre o Race to Zero

O Race to Zero é uma campanha global para reunir lideranças com objetivo de alcançar emissões líquidas zero de gases de efeito estufa até 2050, o que deverá limitar o aumento da temperatura global a 1,5 grau. A meta será alcançada por meio da intensificação de ações de descarbonização, da atração de investimentos para negócios sustentáveis e para a criação de empregos verdes. Desta maneira, será possível viabilizar um cenário de desenvolvimento socioeconômico inclusivo e sustentável. O Governo de Minas Gerais, com seu pioneirismo na área ambiental, se tornou o primeiro Estado da América Latina e do Caribe a aderir à campanha Race to Zero (Corrida para o Zero).

Skip to content