Arsae-MG participa do Seminário sobre a Universalização do Saneamento e Ligação às Redes de Água e Esgoto

Evento foi organizado pelo Ministério Público e teve como objetivo ampliar conhecimento sobre o tema

 

Na última segunda-feira, dia 21/08, a Arsae-MG participou do Seminário sobre Universalização do Saneamento e Ligação às Redes de Água e Esgoto. O evento foi organizado pelo Ministério Público de Minas Gerais, órgão de fundamental importância especialmente nos processos de fiscalização e, portanto, na proteção aos direitos dos usuários. O encontro, que ocorreu na Procuradoria-Geral de Justiça do Estado de Minas Gerais, permitiu discussões tanto de questões mais técnicas relacionadas à ligação de redes de água e esgoto e à exploração de poços por usuários da rede quanto de questões mais amplas e estratégicas, como a competência de outorga do direito de uso dos recursos hídricos em Minas Gerais e aspectos jurídicos da universalização.

A agência estava representada por dois de seus diretores, Samuel Barbi e Deborah Carvalho e pelos coordenadores de regulação, Amanda Campos e Raphael Brandão. O diretor Samuel compôs a mesa do evento e destacou em sua fala que o saneamento vai muito além do puro abastecimento de água e da coleta e tratamento de esgoto. “O saneamento é concatenador, por exemplo, de aspectos da saúde, da economia, da educação e da responsabilidade social e ambiental. Além disso, ele reduz a mortalidade infantil e reverbera em diminuição da desigualdade social”, afirmou Barbi.

A Arsae-MG foi destacada na fala do presidente da Copasa-MG, Guilherme Augusto Duarte de Faria, o qual mencionou reconhecer a atuação da agência como importante ator para gerar melhoria contínua na prestação dos serviços pela companhia.

“Além de ser uma oportunidade para apresentar o trabalho desenvolvido pela Arsae-MG, essas discussões demonstram o nosso comprometimento e envolvimento com o complexo cenário da universalização, já que esses espaços possibilitam ampliação de conhecimento e construção conjunta de estratégias de atuação”, concluiu Deborah.

O encontro contou ainda com a presença da CEO do Instituto Trata Brasil, Luana Siewert Pretto. Ela destacou a riqueza e profundidade das discussões ocorridas ao longo do evento e apresentou vários dados do setor, com recortes para Minas Gerais.

O MPMG disponibilizou em seu canal do Youtube a transmissão completa do evento. Confira clicando aqui.

O Instituto Trata Brasil

O Instituto Trata Brasil é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), formado por empresas com interesse nos avanços do saneamento básico e na proteção dos recursos hídricos do país. Atua desde 2007 trabalhando para que o cidadão seja informado e reivindique a universalização do serviço mais básico, essencial para qualquer nação: o saneamento básico.

Skip to content