Diretores da Arsae-MG participam do 6º Encontro do Pró-Mananciais

Na abertura do evento, a cooperação entre os agentes foi destacada como peça fundamental no avanço da segurança hídrica

 

No dia 27 de junho, os diretores da Arsae-MG, Samuel Barbi e Deborah Carvalho, participaram da abertura do 6º Encontro do Pró-Mananciais, em Caeté, Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Mais de 600 pessoas participaram do programa que foi criado em uma iniciativa conjunta entre Arsae-MG e a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), para proteção e recuperação de microbacias hidrográficas de Minas. A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades que destacaram a força da parceria para o avanço da segurança hídrica no Estado e no país.

O diretor Samuel Barbi, trouxe como objeto de discussão que as agências reguladoras e os prestadores de serviços costumavam ser vistos como rivais. Para ele, é crucial superar a mentalidade de rivalidade e promover a cooperação entre todas as partes. “Os objetivos das agências reguladoras, da população, dos titulares de serviços e dos prestadores são notavelmente similares: proporcionar serviços que atendam a todos e com alta qualidade. A cooperação é fundamental para alcançar esse propósito conjunto”, pontua.

Como exemplo disso, Barbi traz à luz as ações de proteção dos mananciais, especialmente após as crises hídricas entre os anos de 2014 e 2015. A água é um recurso único e escasso, e as crises ensinaram a importância vital de preservar esses mananciais para o saneamento.

Nesse sentido, o diretor acha importante parabenizar todos os envolvidos no projeto, em especial os “colmeias”, representantes da população que colaboram ativamente para alcançar os resultados do Pró-Mananciais. “Ao escutar as pessoas e fortalecer as comunidades locais e sua representatividade, podemos garantir um fornecimento de água seguro e de qualidade para as gerações presentes e futuras”, destaca.

Além dos diretores da Arsae-MG, estiveram presentes na mesa de abertura representantes da Copasa, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater–MG), do Instituto Estadual de Florestas (IEF), do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).

Pró-mananciais

Criado em 2017, o Pró-Mananciais já quadruplicou sua presença no estado ao longo dos últimos cinco anos e, até o momento, já está em 291 municípios mineiros. Durante a solenidade.

Um dos principais focos do Pró-Mananciais é a restauração florestal por meio do cercamento e plantio das áreas de preservação ambiental de bacias hidrográficas. E os resultados obtidos desde sua implantação apontam para uma melhora considerável da área verde no entorno dos cursos d’água.

O Programa se destaca como um modelo exemplar de cooperação entre agências, prestadores de serviços, governo e população. O principal objetivo é construir um futuro sustentável e resiliente em relação ao abastecimento de água.

Skip to content