Participação em Congresso da ABES reforça pioneirismo da Arsae-MG no debate sobre Saneamento

Gestores da Agência participaram, na capital mineira, do mais importante evento de saneamento ambiental do país

Entre os dias 21 e 24 de maio a Arsae-MG participou, no Expominas (Belo Horizonte), do 32º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES). O evento discutiu os grandes temas do setor, como a universalização do saneamento, regulação, perdas de águas, impactos das mudanças climáticas, inovação e diversas temáticas de água, esgoto, drenagem e resíduos sólidos, entre outras.

Um dos representantes da Arsae-MG no evento foi o diretor Samuel Barbi. Ele destacou que o Congresso foi marcado por debates ricos e abrangentes, que abordaram tanto questões técnicas quanto políticas sobre o saneamento básico e que os caminhos para a universalização foram a temática central do evento, sem deixar de lado a questão da sustentabilidade. “Debateu-se a acessibilidade dos usuários aos serviços e a tarifa social como um importante meio de inclusão. Foram exibidos cases muito interessantes relacionados a novas tecnologias para modernizar o setor e deixá-lo mais eficiente. A regulação também teve destaque especial, sendo enfatizada a importância das agências na melhoria da qualidade das informações e como um pilar essencial para a estabilidade de regras, bem como para a atração de investimentos essenciais a ampliação dos serviços. A conscientização da população também foi ressaltada como um elemento fundamental para promover ações efetivas e melhorar a qualidade de vida através do saneamento básico”, enumerou.

No painel “Quais são as melhores métricas para mensurar os resultados reais de satisfação de clientes no setor de saneamento?” a coordenadora de regulação operacional da Arsae-MG, Amanda Nascimento, foi a palestrante convidada. A  apresentação abordou as competências e finalidades de uma Agencia Reguladora, que tem como objetivo garantir a qualidade do serviço público prestado. “Realizei uma análise do papel da Agência na prestação dos serviços de saneamento básico, bem como se dá o contato do usuário com a Agência, que se faz através da nossa Ouvidoria. Para ilustrar essa relação, apresentei uma breve análise dos números que temos em nossos três últimos relatórios trimestrais publicados da Ouvidoria, e como esses números atuam como um termômetro para a atuação da Agência, em consonância com a nossa outra frente de trabalho, a de controle de dados referente à prestação de serviços. A Agência é responsável por trabalhar esses dados e torná-los inteligentes e informativos, exibindo o real cenário da prestação do serviço e sendo essencial para a tomada de decisões e uma atuação mais precisa.”, explica.

Pioneirismo da Agência é reforçado no Congresso

Outro ponto destacado pelo diretor Samuel Barbi foi que as temáticas discutidas no evento reforçam o pioneirismo da Arsae-MG, que já atua em várias frentes abordadas no Congresso. “Iniciativas como os Repasses Municipais de Saneamento Básico, Pró-Mananciais, Tarifa Social, Acertar, PDI (Programa Regulatório de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em serviços de Saneamento Básico) e Regar ilustram bem o posicionamento de nossa Agência, a qual está sempre comprometida em realizar a regulação mais completa e compatível com as melhores práticas internacionais.”, finalizou.

O coordenador da área econômica da Arsae-MG, Raphael Castanheira, apresentou acerca da Tarifa Social, mecanismo instituído e normatizado pela Agência junto aos prestadores regulados. O benefício tem contribuído para a universalização do saneamento no estado, uma vez que possibilita que as famílias mais vulneráveis economicamente paguem tarifas cerca de 50% mais baixas para ter acesso à água e destinação adequada de seus esgotos.

Também estiveram presentes no  Congresso da ABES a diretora-geral da Arsae-MG, Laura Serrano e o chefe de gabinete Gustavo Medeiros.