Arsae-MG promove capacitação sobre Gestão de Riscos

 

Treinamento faz parte de uma política estratégica da Agência para o biênio 2023/2024

 

A Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais – Arsae-MG- promoveu nos dias 31/03, 03 e 04/04 uma capacitação interna voltada para a Gestão de Riscos, que integra o Portfólio Estratégico da Agência para o biênio 2023/2024. O treinamento teve como objetivo capacitar servidores no exercício de suas atividades, uma vez que a Gestão de Riscos é elemento essencial para a qualidade das entregas e dos processos internos, minimizando possíveis erros.A capacitação aconteceu de forma híbrida, sendo parte dela realizada de forma remota e a última etapa de forma presencial na Cidade Administrativa de Minas Gerais.

O instrutor Armando Carvalho, da Controladoria Geral do Estado, responsável por conduzir os trabalhos, considerou o treinamento fundamental, pois assegura que os responsáveis pela tomada de decisão tenham acesso tempestivo a informações suficientes no que se refere aos riscos aos quais a instituição está exposta. “Conhecendo os riscos é possível realizar ações para mitigá-los e, desse modo, aumentam-se as chances da Agência alcançar seus objetivos. Também permite saber em quais pontos do processo será preciso alocar recursos para aprimorar os controles”, assegura.

Na percepção do assessor da Ouvidoria, Evandro Brazil, o curso sobre o gerenciamento de riscos foi uma rara oportunidade de aprofundar o conhecimento sobre o tema e ampliar o debate sobre a necessidade da estruturação de uma política de gestão de riscos para a Agência. “Este tipo de ação nos possibilita identificar e mitigar riscos inerentes às principais atividades da Agência e subsidiar avanços significativos aos Setores. De 2019 até 2022 foi realizado o gerenciamento de riscos do atendimento da Ouvidoria da Arsae-MG, e o plano inicial de ações corretivas se desdobrou em significativas e exitosas melhorias estruturais da Ouvidoria, principalmente em relação aos recursos humanos, tecnológicos e normativos”, finalizou o assessor.

Skip to content