Laura Serrano é a nova diretora-geral da Arsae-MG

A ex-deputada estadual pelo Partido NOVO é servidora efetiva da Arsae-MG e assume novo desafio na gestão pública de Minas Gerais

A ex-deputada estadual Laura Serrano (NOVO) foi nomeada no último dia 06/04 para o cargo de diretora-geral da Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG) tornando-se a primeira mulher a comandar a instituição.

Com uma vasta experiência na Administração Pública, Laura foi deputada estadual pelo Partido Novo de 2019 a 2022. Ela também já ocupou cargos como vice-líder do Governo Zema e vice-líder da Bancada Feminina na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, presidente do Conselho Consultivo da Arsae-MG e conselheira do Conselho Deliberativo de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Na ALMG, foi membro da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária, da Comissão de Desenvolvimento Econômico e da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia.

Natural de Belo Horizonte, Laura Serrano é mestre em Economia pela Concordia University (Canadá), pós-graduada em Controladoria e Finanças e economista pela UFMG, com parte dos estudos na Université de Liège (Bélgica) e membro da Golden Key International Honour Society (sociedade internacional de alto desempenho e liderança). É autora de artigos publicados em congressos nacionais e internacionais. Possui experiência em regulação do setor de saneamento básico, processo legislativo, fiscalização de contas públicas, auditoria contábil, gestão por resultados, gerenciamento de projetos e melhoria de processos.

Trajetória na Arsae-MG

Laura foi gerente de regulação tarifária na Arsae-MG de 2012 a 2016. Nesse tempo, ela era responsável por calcular os reajustes e revisões tarifárias dos prestadores regulados pela Agência; conduzir análises sobre custos operacionais eficientes, WACC e base de ativos regulatória; aplicar metodologias de regulação econômica (price-cap, empresa de referência, etc.); elaborar notas técnicas para submissão a audiências públicas e suporte às decisões da Diretoria; realizar estudos econômico-financeiros, a partir de informações fornecidas pelos prestadores e obtidas através de bases de dados nacionais e setoriais (IBGE, SNIS, etc.); gerenciar a equipe de regulação econômico-financeira e realizar a interface com as outras áreas da Agência (ouvidoria, assessoria de comunicação, procuradoria, etc.).

Durante esse período, ela pôde contribuir de diversas formas relevantes para a Arsae-MG. As suas principais realizações foram:

• Implementação de nova rotina de gestão de projetos na Gerência de Regulação Tarifária;
  • Redução da equipe de 12 para 5 analistas, mantendo mesmo nível de entrega dos resultados acordados em termos de prazo e qualidade;
  • Publicação de artigos técnico-científicos em congressos nacionais e internacionais (inclusive com artigo premiado), além de apresentação de palestras em seminários e câmaras técnicas.

“É com grande satisfação que retorno à Arsae-MG com a responsabilidade de liderar os rumos da regulação do saneamento básico em Minas Gerais. A universalização do abastecimento de água e esgotamento sanitário no nosso estado é o foco principal da minha gestão, um desafio que deve ser enfrentado à luz do Novo Marco Legal do Saneamento. Aproveito para parabenizar Antônio Claret pela significativa evolução nos resultados da agência nos últimos anos”, destaca