Arsae-MG comemora realizações e parabeniza servidores

Dia do Servidor é celebrado dia 28 de outubro

 

Após 12 anos de atuação a Arsae-MG celebra o Dia do Servidor Público, em especial aqueles que atuam na Agência, reconhecendo todo o empenho desses profissionais, que têm promovido inúmeras realizações e contribuído para melhorar a vida dos mineiros.

Aproximadamente 500 municípios já receberam algum tipo de fiscalização da Arsae-MG, que visam melhorar a qualidade dos serviços prestados. Desde 2009, quando foi criada, até os dias de hoje, a Agência foi responsável por identificar através de processos fiscalizatórios e administrativos a cobrança de valores indevidos que se aproximam de 1 bilhão de reais. Valores esses que estão sendo devolvidos aos usuários. E tudo isso só foi possível graças à atuação de servidores capacitados, que identificaram essas irregularidades e trabalharam para que os valores retornassem ao bolso desses usuários.

Além das atividades típicas de um órgão regulador, de editar normas e fiscalizar, a Arsae-MG tem exercido com primazia outras ações que revelam o seu pioneirismo entre as Agências Reguladoras. Dentre elas podemos destacar a metodologia Acertar, responsável por auditar e certificar os dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) e a habilitação dos Fundos Municipais de Saneamento promovida por servidores da Agência que já possibilitou a cerca de 300 municípios receberem repasses tarifários a serem investidos em obras e ações de melhorias de infraestrutura no setor. Atualmente mais de 720 mil famílias dispersas em todos os mais de 580 municípios atendidos pela Copasa-MG, bem como dos demais prestadores regulados, têm acesso ao benefício da Tarifa Social, mecanismo instituído pela Arsae-MG.

E para os processos de Revisão e Reajustes Tarifários os servidores da Agência trabalham incansavelmente para garantir uma tarifa que seja justa para os usuários e sustentável para os prestadores. Tudo isso com muita transparência, permitindo sempre a participação da sociedade. No setor da Ouvidoria profissionais atuam para que as demandas dos usuários sejam atendidas, de uma forma responsiva e resolutiva. A Assessoria de Comunicação da Agência tem, dia a dia, desenvolvido ações para levar informações de qualidade à população. Mais recentemente o Programa “Regulação em Foco” – que contempla um combo composto pelos Webinários, Podcasts e a Revista Eletrônica – vem levando informações sobre temas relacionados ao papel da regulação, com uma linguagem clara e acessível. Dessa forma, em um processo que busca a melhoria contínua dos processos – internos e externos -, focados na prestação de um serviço público de qualidade, os servidores da Arsae-MG seguem fazendo a diferença na vida de milhões de mineiros. A eles, o nosso reconhecimento e admiração.

Parabéns a todos, responsáveis por construírem a história de uma instituição tão honrada e respeitada.

 

Skip to content