Arsae-MG reduz tempo de resposta às demandas de fiscalização operacional

Prazo caiu de cinco para dois meses com a fiscalização remota e a digitalização dos processos

 

Apesar das dificuldades diante do cenário imposto pela pandemia do coronavírus, com as atividades de fiscalização operacional presencial dos serviços suspensa, a Arsae-MG reduziu, de cinco para dois meses, o tempo médio gasto por ano para responder às demandas externas de fiscalização dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário. A eficiência é resultado da adoção de metodologia de fiscalização remota, que permite a atuação em várias localidades ao mesmo tempo, bem como a digitalização do processo.

Para o diretor-geral da Arsae-MG, Antônio Claret, a redução dos prazos traz uma resposta mais rápida para a sociedade. Assim, a Agência continua fornecendo ao usuário mineiro uma regulação dos serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário com qualidade.

O prazo para resposta a essas demandas é calculado desde a chegada do ofício que relata o problema em alguma localidade e todo o trâmite de encaminhamento do Gabinete para a Coordenadoria Operacional, estudo da demanda, solicitação de informações ao prestador, análise dos dados, elaboração de relatório de fiscalização e envio para o demandante e a para a Copasa, para ciência dos problemas encontrados.  “Esse processo demorava cerca de cinco meses. Em 2020 começamos a reduzir esse tempo de reposta para três meses em média, e agora estamos em cerca de dois meses. Houve um ganho de eficiência nesse período de pandemia devido ao esforço da fiscalização remota, que permite atuar em várias localidades ao mesmo tempo, além da melhoria na análise de dados por parte da Gerência de Informações Operacionais. Nosso relatório também tem ferramenta automática que agiliza o processo, além do recebimento digital de informações. Tudo isso contribuiu para a redução do tempo, sem que houvesse redução das demandas nesse período”, explica o gerente de Fiscalização Operacional, Lucas Marques.

Em 2020 a Arsae-MG produziu um recorde de relatórios, foram 184. De acordo com Lucas, a expectativa é que neste ano sejam produzidos 200 relatórios. “Não perdemos qualidade, ainda que haja o ganho de tempo. Abordamos o que é importante, o que o demandante requer, avaliando as principais características da prestação do serviço”, conclui.

 

Assessoria de Comunicação da Arsae-MG

ascom@arsae.mg.gov.br

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