Projeto Conheça a Arsae: o que faz a Gerência de Informações Operacionais?

 

Tem entre suas atribuições a manutenção, atualização e gerenciamento da base de dados relativas aos aspectos operacionais e contratuais dos prestadores regulados. Audita e Certifica informações, bem como define, acompanha e publica indicadores operacionais de desempenho, visando sempre a Transparência e o Controle Social. São essas as principais atividades desenvolvidas pela Gerência de Informações Operacionais (GIO). Vamos saber, de forma detalhada, como é o trabalho da GIO? Acompanhe na sexta matéria do Projeto Conheça a Arsae-MG, que visa apresentar cada gerência e seu funcionamento.

As informações geradas pela GIO subsidiam diversas atividades realizadas pela Arsae-MG, como processos fiscalizatórios, desenvolvimento de metodologias de avaliação dos serviços e resposta às demandas externas. Além disso, acompanha o cumprimento das metas acerca dos Planos Municipais de Saneamento Básico e oferece apoio à Diretoria e à Ouvidoria da Agência.

A gerente de Informações Operacionais, Luciana Campos, garante que as atividades executadas pela GIO possibilitam uma melhoria contínua na prestação dos serviços regulados, de modo que a população tenha acesso a um serviço de água e esgotamento sanitário de mais qualidade. A gerência é responsável pelo gerenciamento de todas as informações técnico-operacionais dos prestadores de serviços regulados. “Um dos principais papéis da equipe é analisar os dados e organizá-los de forma inteligente, transformando números em conhecimento, com foco na eficiência, credibilidade e transparência. Dessa forma, a GIO desenvolve atividades estratégicas em duas frentes de atuação: uma diretamente com prestador, para melhoria constante dos serviços prestados, e outra junto às gerências da Agência para realização das atividades da Arsae-MG”, detalha.

Conheça os principais projetos e atividades que a GIO íntegra:

Projeto MAIS Água & Esgoto

Projeto promissor, ocupa relevante papel na Regulação. Por meio dele é possível acompanhar e avaliar, de forma remota, o serviço prestado em cada município, o que proporciona a identificação de possíveis melhorias em cada sistema averiguado e diminui a necessidade de fiscalização em campo, economizando tempo, recurso e força de trabalho.

O Projeto permite identificar informações inconsistentes, mau desempenho e averiguar esses problemas junto aos prestadores de serviços regulados. Fomentou diversos avanços no serviço prestado pela Copasa, melhorando a qualidade da água distribuída, bem como do esgoto tratado. Permitiu a expansão dos sistemas de abastecimento de água, devido a constatações que indicaram baixos índices de reservação e sobrecarga das estações de tratamento de água.

Gerenciamento da base de dados

O coração das atividades da GIO está no gerenciamento de todas as bases de dados técnico-operacionais, que permite a execução de outros trabalhos desenvolvidos na Agência, como a verificação da qualidade dos serviços prestados ao usuário, fiscalização, respostas a denúncias e outros subsídios para atuação das mais diversas atividades na Arsae-MG.

Trabalhos Intergerenciais

A GIO participa ativamente de diversos trabalhos com outras gerências, com destaque para a Equipe de Perdas para Assuntos Regulatórios (EquiPAR), o ProSun, o Acertar e o Sistema de Informações Regulatórias (SIR).

A Equipe de Perdas para Assuntos Regulatórios (EquiPAR) tem como objetivo desenvolver metodologias para combate e redução de perdas nos municípios regulados pela Arsae-MG;

O Projeto Sunshine (ProSun) visa avaliar os serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário em cada município com base em oito indicadores divulgados anualmente no Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS);
O Projeto Acertar, executado no âmbito do Programa de Desenvolvimento do Setor Água (INTERÁGUAS), tem o objetivo de desenvolver metodologias para certificação e auditoria dos dados do SNIS;

O Grupo de Trabalho do Sistema de Informações Regulatórias (SIR) tem por finalidade planejar, acompanhar e auxiliar no levantamento de demandas, desenvolvimento e implantação do sistema no que diz respeito aos aspectos técnicos que envolvem as áreas finalísticas da Arsae-MG.

 

Assessoria de Comunicação da Arsae-MG

ascom@arsae.mg.gov.br

Skip to content