2ª Capacitação sobre Racionamento e Tarifas de Água e Esgoto esclarece gestores

da região do Jequitinhonha

No dia 3 de maio, a Arsae-MG promoveu a 2ª Capacitação sobre Racionamento, Tarifas de Água e Esgoto e Tarifa Social, voltada para o município de Jequitinhonha e região. Foram esclarecidas dúvidas quanto às cobranças de valores referentes à coleta e tratamento de esgoto nas faturas da Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais) e da Copanor (Copasa Serviços de Saneamento Integrado do Norte e Nordeste de Minas Gerais S/A), a concessão do benefício da Tarifa Social e também quanto às ações a serem tomadas diante de eventos de escassez hídrica, comum a muitas cidades daquela região.

O coordenador da área Econômica, Raphael Brandão, considerou proveitoso o encontro e explicou aos participantes sobre os requisitos da Tarifa Social (instrumento instituído pela Arsae-MG). Ele destacou que a participação do município é importante para expandir a concessão deste benefício. “Achei bastante interessante o formato de comunicação com os municípios através da videoconferência. Conseguimos alcançar um maior número de municípios com o menor custo possível, esclarecendo aspectos da política tarifária da Agência. Considero importante melhorar o benefício da tarifa social, de forma que esse benefício chegue aos usuários que não têm capacidade de pagamento”, destaca.

A Capacitação é feita através das unidades das Uaitecs (Universidade Aberta Integrada de Minas Gerais) e deverá ocorrer uma vez por mês durante todo o ano. A intenção é atingir todas as regiões do estado. Foram convidados representantes das cidades de Padre Paraíso, Monte Formoso, Santa Maria do Salto, Ponto dos Volantes, Itaobim, Itinga, Cachoeira de Pajeú, Águas Vermelhas, Divisa Alegre, Almenara, Mata Verde, Bandeira, Divisópolis, Jequitinhonha, Jacinto, Rubim, Felisburgo, Rio do Prado, Palmópolis, Comercinho, Pedra Azul e Medina. Os participantes se reuniram na Uaitec de Jequitinhonha e foram orientados pelos servidores da Arsae-MG a partir da Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.

Além do Coordenador da Área Econômica da Arsae-MG, participaram a diretora Camila Carvalho, o gerente de Fiscalização Operacional Henrique Barcelos e os analistas operacionais Lucas Pessoa e Denise Avelar.