Agência realizará primeira capacitação sobre racionamento para prefeituras

Evento será no dia 26/03 por videoconferência

Com o objetivo de orientar as prefeituras mineiras sobre questões relacionadas ao racionamento de água, a ArsaeMG promoverá no próximo dia 26/03 a primeira “Capacitação sobre a Gestão de Eventos de Escassez Hídrica”. O evento será na unidade da UAITEC (Universidade Aberta Integrada de Minas Gerais) de Ubá e reunirá 18 cidades.

O gerente de Fiscalização Operacional Henrique Barcelos explica que a ideia surgiu da necessidade de buscar uma melhor atuação junto aos municípios que sofrem com a escassez hídrica. “Notamos que há um hiato entre a elaboração do plano de racionamento feito pelos prestadores do serviço de saneamento regulados e as ações que efetivamente são realizadas nas localidades sem água”, disse.

Segundo Henrique, muitas vezes as empresas enviam um documento padrão com as medidas a serem tomadas nos casos de escassez hídrica, mas que não refletem a realidade da população que está sendo atingida pelo problema. “Por isso resolvemos mudar a estratégia e orientar os representantes das prefeituras para que eles mesmos possam saber dos seus direitos e deveres quanto à situação”, completa.

Interatividade

Para auxiliar os servidores municipais, a Arsae-MG criou uma Cartilha sobre Racionamento contendo os passos que podem ser realizados mesmo sem a presença da Agência em campo. Além disso, para agilizar o processo, facilitar o acesso e atingir o maior número de prefeituras em um espaço menor de tempo, foi construída uma parceria com a Sedectes (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior) que disponibilizou a estrutura das UAITECs.

Convidados

A primeira Capacitação será no dia 26/03 e deve reunir representantes de 18 municípios:

Ubá, Rodeiro, Astolfo Dutra, Palma, Miraí, Visconde do Rio Branco, Miradouro, Coimbra, Paula Cândido, Teixeiras, Ervália, Guidoval, Guiricema, Cipotânea, Piraúba, Dona Euzébia, Cataguases, Santana dos Cataguases.

Eles serão orientados via videoconferência, a partir da Cidade Administrativa. “Esperamos com isso melhorar a relação entre prestadores, prefeituras e população, instruindo os municípios a serem mais atuantes. Buscaremos isso com a orientação para que os problemas possam ser prevenidos e não apenas apontados e fiscalizados”, conclui.

Data: 26/03/2018

Horário: 9h às 12h