Agência marca presença no 1º Encontro Pró Mananciais da Copasa

 

Entre os dias 21 e 23 de fevereiro, a Copasa realizou o 1º Encontro Pró Mananciais em BH que reuniu especialistas em preservação hídrica, clima e meio ambiente. A Arsae-MG, que garantiu recurso para investimento no projeto por meio da Revisão Tarifária do prestador, marcou presença nas atividades.

Durante a mesa de abertura, o diretor geral Gustavo Cardoso ressaltou a importância do programa em mobilizar os atores na luta pela preservação “desse grande patrimônio que são nossos recursos hídricos”. Ele também destacou que a Agência, ao garantir recursos, via tarifa, da ordem de R$ 20 milhões por ano para investimento, permite que a proposta seja uma política de estado contínua.

A presidente da Copasa Sinara Chenna afirmou que a meta é arrojada e regulada com rigorosidade de acompanhamento. “Isso nos estimula a avançar em relação às propostas, com todas as dificuldades de um programa construído em conjunto com todos os envolvidos”, declarou.

O Pró Mananciais é responsável por mobilizar a comunidade e parceiros estratégicos no engajamento para proteger e conservar mananciais utilizados pela Copasa para abastecimento público. O trabalho é realizado por meio do cuidado da proteção e da recuperação das águas, desde a sua nascente até seu ponto de captação. O Programa teve início em 2017, envolvendo 58 cidades. Para 2018 a expectativa é de que sejam beneficiados 149 municípios – um crescimento de mais de 50%. Para implantação do Pró Mananciais, a Copasa prioriza os municípios mais impactados pela crise hídrica e que demandam ações emergenciais de conservação das águas.

Ouvidoria presente

A Ouvidora Maria Cristina Pereira que esteve nos três dias de evento afirmou que foi bastante enriquecedor e permitiu uma interação com o público participante. “Achei bastante positivo, pois trouxeram uma proposta de sensibilização muito interessante que é mobilizar a comunidade e parceiros estratégicos no engajamento para proteger e conservar nossos mananciais. Além disso, tivemos uma dinâmica de interação, que permitiu o envolvimento de todos esses atores”, afirma.

O assessor da Ouvidoria Evandro Brazil destaca que o evento foi uma oportunidade de aprofundamento sobre temas afetos aos recursos hídricos que tem repercussão direta nas atividades da Agência e da responsabilidade em refinar a comunicação com a sociedade em acordo com os princípios do programa. “Pudemos observar atividades como o muro das lamentações, nas quais os presentes puderam opinar sobre os maiores problemas que enfrentam no dia a dia e culminaram na composição de um painel com as expectativas e desafios a serem enfrentados para uma nova forma de relacionamento dos órgãos com a sociedade” explica.

Opinião partilhada pela gestora de regulação Nathália Ribeiro. “O evento permitiu a integração dos coletivos de meio ambiente (COLMEIA) e possibilitou que eles compartilhassem suas experiências com os demais. O objetivo da Copasa em recuperar os recursos naturais das bacias hidrográficas que utiliza para o abastecimento público é essencial para que a empresa haja com responsabilidade socioambiental e possibilite um desenvolvimento sustentável”, acredita.

Skip to content