Após reclamações, Arsae – MG fiscaliza qualidade da água em Itabira

Após reclamações da população de Itabira quanto à qualidade da água, os fiscais da Arsae-MG Guilherme Morais e Maurício Soares visitaram a barragem de Rio de Peixe, local de captação, além de percorrerem as estações de tratamento de água Rio de Peixe e Pureza.

Um relatório técnico da Prefeitura da cidade recomendava que o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) do município não utilizasse água captada da barragem de Rio de Peixe para o consumo da população. Conforme o documento, mesmo tratada, essa água tem índices insatisfatórios de manganês, metal pesado que traz sérias complicações à saúde.

Durante a fiscalização, foram realizadas coletas de amostras de água em pontos específicos do sistema para avaliação dos parâmetros de potabilidade determinados pela legislação vigente. De acordo com os fiscais, a partir da inspeção de campo, observou-se que o Saae de Itabira tem adotado medidas para melhorar a qualidade da água distribuída, realizando intervenções para tornar o tratamento mais eficiente. Entre as ações, serão instalados novos tanques de oxidação na chegada da ETA Rio de Peixe, na tentativa de remover com maior eficiência os metais suspensos na água. No dia 13 de novembro, devido à ocorrência de chuvas no município, foi possível paralisar a captação na barragem Rio de Peixe e operar apenas a ETA Pureza, havendo visível melhora da qualidade da água distribuída.
Foram solicitadas análises da qualidade da água ao prestador e o relatório de fiscalização da Agência está sendo elaborado.

Panorama
A ETA Rio de Peixe foi inaugurada em março de 2016, fornecendo água para o abastecimento de grande parte dos bairros da sede municipal de Itabira, como forma de compensar a queda de produção de água da ETA Pureza, principal estação de tratamento do sistema. A captação foi instalada em uma barragem de propriedade da empresa Vale, no Rio de Peixe, manancial que recebe rejeitos provenientes das atividades de mineração. No final do mês de maio deste ano, a empresa deu início aos trabalhos de dragagem na barragem, o que provocou o aumento dos níveis de turbidez da água bruta. A partir disso, a qualidade da água tratada apresentou uma piora, havendo alteração na concentração de ferro e manganês.

Assessoria de Comunicação Social Arsae-MG

(31) 3915-8130 – 8138- 8139