Prefeitura de Extrema solicita fiscalização dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário

No dia 21 de junho, a Arsae-MG recebeu a visita do vice-prefeito de Extrema João Batista da Silva, acompanhado de vereadores e assessores. O encontro teve o objetivo de conhecer o trabalho e como se dá a atuação da Agência junto à Copasa, empresa que opera os serviços de abastecimento e tratamento de água e esgoto na cidade que fica no Sul de Minas Gerais.

De acordo com os presentes, a cidade tem sofrido com problemas na qualidade da água que chega nas residências escura ou com excesso de cloro; há má distribuição do recurso; os reparos que são feitos no encanamento têm deixado o município com as vias esburacadas por mais de 100 dias; o tratamento de esgoto não atende a toda população; além disso, a Copasa não tem disponibilizado servidores nem maquinário para realização dos serviços e reparos, o que tem sido fornecido pela Prefeitura. Em 2016, a Ouvidoria da Arsae-MG registrou reclamações de moradores com relação à falta de água.

“Em 10 anos, a população de Extrema cresceu 50% e a Copasa não acompanhou esse aumento em termos de investimento em infraestrutura e capacidade de atendimento”, afirmou o vice-prefeito.

A cidade de Extrema, à beira da rodovia Fernão Dias, que liga São Paulo a Belo Horizonte, tem se destacado nos últimos anos por ser modelo na implementação do Programa Conservador das Águas, preservando as milhares de nascentes da região.

O Diretor Geral da Agência, Gustavo Cardoso, explicou como o trabalho da Arsae-MG é realizado e se comprometeu a fazer fiscalizações econômica e operacional na cidade a partir de agosto desse ano. A intenção é verificar se o tratamento de esgoto está de fato sendo cobrado de quem tem o serviço, bem como a coleta; e analisar as inconformidades do serviço de abastecimento e tratamento de água e esgoto que está sendo oferecido.

Juntamente com as fiscalizações, a Arsae-MG irá instruir a prefeitura sobre o acordo a ser feito com a Copasa, a fim de que as melhorias sejam realizadas com prazos e metas pactuados.

Participaram da reunião, ainda, o diretor da Agência Gustavo Gibson, o Coordenador Operacional Rodrigo Polizzi, o Chefe de Gabinete Vitor Queiroz, os vereadores de Extrema Marcio José Vieira, presidente da Câmara, e Juliano Toledo, a diretora do Procon da Cidade Christiane Caiado e o assessor de Comunicação Adriano Carvalho.

Assessoria de Comunicação Social Arsae-MG