Arsae-MG presente na reunião da Câmara Técnica da ABAR

Entre os dias 10 e 11 de março, representantes de agências reguladoras de todo o País e técnicos de entidades ligadas à área de saneamento estiveram presentes na CTSan-ABAR (Câmara Técnica de Saneamento Básico da Associação Brasileira de Agências de Regulação). A Arsae-MG foi representada pelos diretores Gustavo Cardoso, Hubert Moraes e pelo Chefe de Gabinete, Vítor Queiroz.

O evento recebeu grupos técnicos que abordaram os temas: Qualidade da Água, Crise Hídrica, Resíduos Sólidos Urbanos, Apoio Jurídico, Responsabilidade dos reguladores por problemas na qualidade da prestação dos serviços, Manejo e Drenagem Urbana e Planos Municipais de Saneamento Básico no Brasil.

O diretor Hubert Moraes fez intervenções falando sobre como a crise hídrica foi tratada em Minas Gerais, em contraponto ao que aconteceu em outros estados, como São Paulo. Ele explicou que as atribuições de funções de cada órgão foram muito bem definidas e executadas e que a Arsae foi pioneira ao publicar uma Resolução sobre Racionamento, que prevê a elaboração de um plano detalhado e o acompanhamento pela Agência Reguladora.

Hubert também destacou o trabalho que a Agência vem realizando com relação às perdas nos sistemas de abastecimento de água, incentivando os prestadores para que apliquem recursos em medidas que combatam o problema. A metodologia está sendo usada na Cesama, em Juiz de Fora, e no Saae de Itabira.

Assessoria de Comunicação Social Arsae-MG