Arsae-MG realiza Audiência Pública sobre a primeira Revisão Tarifária da Copasa

A Arsae-MG (Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais) realizou, nesta terça-feira, 22/03, no auditório do Crea-MG, audiência pública para recolher contribuições sobre a 1ª Etapa da Revisão Tarifária Periódica da Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais). Os estudos realizados pela Agência nessa primeira etapa trazem alterações na estrutura tarifária e estimam um aumento médio de 10,18% nas tarifas de água e esgoto.

Inicialmente, foi realizada, pela equipe da Agência, apresentação sobre os principais aspectos das Notas Técnicas e da minuta de Resolução. Na sequência, o diretor-geral da Arsae-MG, Gustavo Cardoso, deu a palavra aos participantes. Estiveram presentes representantes da Copasa, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana (Sedru) e da Prefeitura de Belo Horizonte. A superintendente de Saneamento Básico da Sedru, Izabel Chiodi, parabenizou as propostas da Arsae e considerou importante mudar a estrutura tarifária da Copasa. “Espero uma estrutura tarifária justa que universalize o serviço de fato”, afirmou. O diretor de operações da região metropolitana da Copasa, Rômulo Perilli, destacou que a modicidade da tarifa para o usuário permite a Companhia exercer o seu papel tão fundamental para a sociedade.

Após as contribuições, foi encerrada a fase presencial da Audiência Pública. O diretor-geral da Arsae-MG, Gustavo Cardoso, destacou que a revisão tarifária visa garantir o equilíbrio econômico-financeiro da Companhia e a qualidade nos serviços prestados à população. “Vamos criar metas, discutir políticas públicas de saneamento e discutir estabilidade financeira econômica, mas com o olhar para a universalização. A Companhia vai atender mais e melhor os seus acionistas, a população vai ser cada vez mais atendida com os serviços e nós garantimos tarifas mais justas para esse sistema”, concluiu.

A Arsae-MG divulgará, em até 60 dias após a finalização do processo da Audiência Pública, as contribuições recebidas bem como as justificativas para acatamento ou recusa das sugestões. Contribuições ainda podem ser enviadas para o endereço eletrônico audienciapublica10@arsae.mg.gov.br até o dia 28 de março de 2016. A Agência apreciará apenas as sugestões identificadas (nome completo e endereço de e-mail) e devidamente justificadas.

As Notas Técnicas que detalham os cálculos e procedimentos relativos à 1ª Etapa da Revisão Tarifária Periódica da Copasa, bem como a referida minuta de Resolução estão disponíveis no sítio da Arsae-MG (www.arsae.mg.gov.br), na seção “Consultas e Audiências”.

Texto e Fotos: Assessoria de Comunicação Social Arsae-MG