Agência participa da elaboração do PEMC

 

Os servidores Misael Dieimes e Otávio Hamdan, Gerência de Informações Operacionais da Arsae-MG integram um grupo no estado responsável pelo desenvolvimento do Plano de Energia e Mudança Climática de Minas Gerais (PEMC). O Plano, que está sendo coordenado pela FEAM (Fundação Estadual do Meio Ambiente) tem a finalidade de promover a transição para a economia de baixo carbono, reduzir a vulnerabilidade às mudanças climáticas no estado e articular iniciativas já desenvolvidas por órgãos e entidades estaduais, favorecendo a transversalidade.

De acordo com o gerente interino de Informações Operacionais, Misael Dieimes, a Arsae-MG foi convidada para compor as discussões referentes PEMC, principalmente no que tange aos assuntos relacionados à água e seus efluentes. “Cada parceiro da FEAM apresenta uma ligação com o projeto por meio de pessoas de referência, denominadas pontos focais. A partir desses pontos foi realizado o levantamento de iniciativas de cada órgão e entidade do governo estadual para capacitação dos municípios, com foco em desenvolvimento sustentável e meio ambiente.”, explica.

A Agência esteve representada em dois encontros do grupo, que coordena o plano. Primeiramente, Misael Dieimes participou da oficina “Adaptação às Mudanças Climáticas Baseada em Infraestrutura Verde”, realizada no dia 23/10, no qual foram discutidas propostas vinculadas aos temas água, solo e energia para encaminhamento ao Comitê Político do Plano de Energia e Mudanças Climáticas. E no dia 27/11, o servidor Otávio Hamdan participou do segundo encontro para apresentação do PEMC, e da equipe responsável por sua elaboração e condução.

As próximas etapas estão relacionadas a cinco eixos temáticos: comunicação e mobilização, oficinas institucionais, oficinas temáticas, fóruns regionais e observatório clima e energia.

Assessoria de Comunicação Social Arsae-MG

(31) 3915-8130

Skip to content