Indicação de Gustavo Cardoso para diretor-geral da Arsae-MG tem parecer favorável na ALMG

A Comissão Especial de Indicação de Gustavo Gastão Corgosinho Cardoso para o cargo de diretor-geral da Arsae-MG aprovou parecer favorável ao candidato em reunião na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta quarta-feira (21/10/15). O relator, deputado Vanderlei Miranda (PMDB), considerou, em seu parecer, o candidato como sendo apto à indicação.

Cardoso respondeu três questionamentos dos deputados relacionados à segurança hídrica, desabastecimento de água nas regiões Norte e Nordeste de Minas atendidas pela Copanor e Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB). Ele reforçou que Minas Gerais passa por um momento delicado e preocupante de escassez hídrica e que a Agência tem incentivado os prestadores, através da Revisão Tarifária, a investirem em mecanismos que permitam o controle de perdas, a preservação de mananciais, entre outros.

O diretor-geral destacou que a problemática da Copanor preocupa há muito tempo e que a Arsae-MG tem provocado debates junto à Copasa e ao Governo de Minas para que seja feita uma ampla discussão na busca de soluções eficientes e permanentes, que garantam o atendimento de qualidade e com tarifas justas aos moradores das regiões mais pobres e mais afetadas com a seca.

Por fim, Cardoso ressaltou a importância da elaboração de um bom PMSB pelos municípios, admitiu que as cidades têm restrições orçamentárias para a execução e salientou que os técnicos da Arsae-MG têm dado suporte. “Acredito que a população tenha que participar dessa elaboração. Um plano mal redigido não é referência para o setor de abastecimento da cidade e a consequência disso é que falta planejamento adequado nos municípios. Os próprios prefeitos não sabem da importância disso. O governo precisava incentivar e desencadear esse processo”, aconselhou.

Ao final, o relator, deputado Vanderlei Miranda, declarou que o indicado respondeu com clareza e objetividade e que o currículo demonstra capacidade e conhecimento técnico para exercer o cargo. Além do relator, fizeram parte da Comissão Especial de Indicação, o deputado estadual Cristiano Silveira que presidiu o colegiado, e o deputado estadual Thiago Ulysses.

Por Ascom – Arsae MG