Comissão da ALMG aprova indicação de Gustavo Cardoso para a diretoria da Arsae

O geógrafo Gustavo Gastão Corgosinho Cardoso, indicado pelo governador Fernando Pimentel para a Diretoria Colegiada da Arsae, foi sabatinado na terça-feira (16/6/15) pela Comissão Especial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Durante a arguição pública, ele respondeu questões sobre seu currículo, planos para a agência reguladora, ações referentes à crise hídrica e políticas de saneamento. Ao final da reunião, foi aprovado parecer favorável à indicação, que agora segue para análise do Plenário. O relator foi o deputado Cristiano Silveira (PT). Estiveram presentes na sabatina o diretor-geral da Arsae, Antonio Caram Filho, o diretor Hubert Moraes, o assessor da diretoria Francisco Oliveira e o analista da Ouvidoria, Magnus Gusman.

O sabatinado abriu seu discurso contextualizando o papel da Agência e afirmou que já está na pauta da Arsae a discussão sobre temas como o déficit nos serviços de tratamento de esgoto e a situação hídrica de Minas Gerais. “Queremos garantir a universalização dos serviços de saneamento e a segurança hídrica em todas as regiões do Estado”, disse. Ele também afirmou que é preciso regulamentar questões relacionadas ao descarte do lixo e à drenagem fluvial.

Cardoso foi questionado pelos deputados sobre o atendimento de pequenas comunidades, principalmente no Norte do Estado e no Vale do Jequitinhonha. O diretor esclareceu que a Arsae vai colaborar no diálogo com o Governo do Estado e com os prestadores para a melhoria dos serviços nessas regiões mais carentes. “Precisamos dar condições para que a Copanor, que atende essas localidades, possa atuar com qualidade. Com sua experiência, a Arsae irá contribuir no trabalho que será realizado pelo governo do Estado, que considera prioritária a resolução dos problemas de abastecimento de água e tratamento de esgoto no Norte e no Jequitinhonha”, informou.

Ele acrescentou que a Agência faz parte do Grupo de Trabalho Intergovernamental que está elaborando o Plano Estadual de Saneamento Básico (PESB) e também colabora na implantação do projeto Cultivando Água Boa (CAB) em Minas, que prevê a recuperação de microbacias, proteção das matas ciliares e da biodiversidade, podendo ajudar na despoluição de importantes cursos d’água, como o Rio São Francisco.

Outro questionamento foi sobre a colaboração da Arsae para a superação da atual crise hídrica. Gustavo Cardoso afirmou que a agência tem colaborado com estudos e com regulamentações que podem conduzir as medidas a serem tomadas em casos de crise. “Recentemente foi elaborada, por exemplo, uma regulamentação que trata dos procedimentos a serem adotados em caso de racionamento. A Arsae também já está estudando a possibilidade de tarifas de contingência como medida de redução do consumo de água, caso seja solicitado pelo prestador”, disse.

Currículo
Bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e mestre em Análise Ambiental pela mesma instituição, Cardoso foi diretor-geral do Departamento Municipal de Água e Esgoto de São João del-Rei (Damae). Ele também atuou como professor universitário no Instituto Presidente Tancredo Neves, no mesmo município; e foi consultor ambiental da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), onde atuou no licenciamento ambiental de hidrelétricas e linhas de transmissão. Ele foi ainda consultor ambiental na empresa de consultoria Ecodinamica Ltda., com atuação em vários projetos de gestão ambiental em hidrelétricas, e, por fim, elegeu-se prefeito de Prados (Região Central do Estado) e presidiu o Consórcio do Samu da cidade vizinha de Barbacena.

Texto: Assessoria de Comunicação Social Arsae-MG

(31) 3915-8130 – 8138