Audiência Pública
Em Audiência Pública, Copasa afirma que índice de perdas de água chega a 40,2%
Com a presença de representantes do judiciário, prestadores, munícipios e entidades ligadas ao meio ambiente, a Arsae-MG realizou no dia 04/12, no Crea-MG, a sessão presencial que debateu e recebeu contribuições sobre o Fator de Incentivo para Redução e Controle de Perdas (IP) da Copasa.
“O panorama recente de Minas Gerais marcado por crises de abastecimento tornou o uso racional dos recursos hídricos um tema de relevância central. É de competência da Arsae-MG a regulação sobre o assunto, uma vez que as perdas de água geram custos operacionais que não aconteceriam caso os volumes desperdiçados fossem menores”, explicou o diretor geral da Agência, Gustavo Cardoso.
O diretor financeiro e operacional da Copasa, Frederico Delfino, adiantou que o índice de perdas atual da empresa está em 40,2%, o que representa um aumento de dois pontos com relação à média usada pela Arsae-MG como referência. “Para ter metas exequíveis é preciso trabalhar com os números mais atualizados, assim poderemos planejar as ações de forma correta e trazer benefícios para a população”.
Frederico aproveitou para elogiar o trabalho que vem sendo realizado pela Agência que considera avançado nas proposições, iniciativas e discussões. “Acredito que a regulação está deixando um legado para o futuro”, disse.
Cardoso ressaltou a importância de se diferenciar a chamada perda real da perda aparente, já que a primeira acontece quando o volume inicial de água disponibilizado no sistema de distribuição pelas operadoras é desperdiçado durante o processo de abastecimento. A segunda se refere ao recurso hídrico que chega até o consumidor final, mas não é cobrado adequadamente tanto por problemas técnicos na medição dos hidrômetros quanto por fraude do usuário.
Representantes da Copasa disseram que o grande desafio da empresa é justamente o de identificar e contabilizar essa água que está sendo consumida sem ser faturada. De acordo com os empregados, a Companhia investe continuamente em trocas de hidrômetros, correção de vazamentos, melhoria das redes e redução de pressão, no entanto, precisa de recursos para projetos específicos.
Os interessados puderam participar das seguintes formas:
I. Sessão presencial
Dia: 04/12/18 (terça-feira)
Horário: 14h
Local: Auditório do 6º andar do Crea-MG
Avenida Álvares Cabral, 1.600, Santo Agostinho. Belo Horizonte-MG
II.Envio de contribuições ao email audienciapublica22@arsae.mg.gov.br.
Período: 27/11/2018 a 12/12/2018
DOCUMENTOS ANTES DA AUDIÊNCIA PÚBLICA:
- Aviso de realização da Audiência Pública 22/2018.
- Regulamento Audiência Pública nº 22/2018
- RESOLUÇÃO ARSAE-MG XXX, DE XX DE DEZEMBRO DE 2018
- NOTA TÉCNICA GRT Nº 13/2018
DOCUMENTOS APÓS AUDIÊNCIA PÚBLICA
A Arsae-MG (Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais) informa que, a pedido da Copanor (COPASA Serviços de Saneamento Integrado do Norte e Nordeste de Minas Gerais S/A) está suspensa a Revisão das Tarifas de Água e Esgoto do prestador.
Dessa forma, está CANCELADA a Audiência Pública que aconteceria em Salinas no dia 17/07/18 (terça-feira), na Câmara Municipal, que debateria o tema.
AUDIÊNCIA PÚBLICA Nº20/2018
OBJETO: Mecanismo de reconhecimento tarifário de repasses de recursos financeiros dos prestadores regulados pela Arsae-MG a fundos municipais de saneamento.
Documentos após a realização de Audiência Pública
Documentos antes da Audiência