Primeira Audiência sobre a Revisão Tarifária da Copasa é realizada em Ipatinga

 

A Arsae – MG (Agência Reguladora dos Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais) realizou nesta terça-feira, 04, em Ipatinga, a primeira das quatro Audiência Públicas que debatem e recolhem contribuições para a 2ª etapa da primeira Revisão Tarifária Periódica da Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais).

Na Câmara Municipal, o diretor da Agência Gustavo Cardoso, juntamente com o Coordenador Econômico, Raphael Brandão, explicaram que a Revisão Tarifária tem como objetivo assegurar o equilíbrio econômico-financeiro da Copasa. Além disso, pretende atender ao princípio de garantir tarifas reduzidas por meio de mecanismos que induzem a eficiência e eficácia dos serviços.

O processo de Revisão marca a definição das regras que prevalecerão no setor regulado durante quatro anos, com impactos econômicos, sociais e ambientais de longo prazo. “Estamos discutindo com a sociedade em geral e com setores especializados os temas que devemos abordar e a forma, os conceitos gerais de regulação e as diretrizes que balizarão as decisões da Agência. Com isto, procuramos dar maior robustez e transparência ao processo, buscando maior engajamento, melhorando a confiabilidade e a qualidade das decisões”, explicou Cardoso.

Representando a Defensoria Pública, Edileuza Moraes ressaltou que a iniciativa da Arsae-MG é extremamente importante, pois a revisão irá afetar a vida das pessoas mais carentes que são justamente o público atendido pela Defensoria.

O diretor de Operação da Copasa, Frederico Ferramenta, afirmou que apenas os reajustes tarifários anuais não criaram uma metodologia com critérios para universalizar o tratamento da água e do esgoto e nem o abastecimento. “A Agência deve ser parabenizada, pois está buscando garantir instrumentos para que o prestador seja cada vez mais eficiente e a população tenha um serviço melhor”, disse.

Outro ponto ressaltado pelos participantes foi a necessidade de universalizar o tratamento de esgoto que está aquém do esperado. Todos consideraram que além de um esforço da Agência e do prestador, precisa haver uma conscientização da população da necessidade de aderir às redes existentes e também qualificação técnica para os municípios poderem elaborar aos Planos Municipais de Saneamento.

As próximas audiências acontecem nos dias 06, 07 e 10 de outubro em Varginha, Diamantina e BH, respectivamente. A Consulta Pública sobre a Revisão Tarifária da Copasa está aberta no site www.arsae.mg.gov.br até o dia 14 de outubro.

Confira os locais das próximas Audiências
Varginha: dia 6 de outubro de 2016, das 14 às 18 horas, na Câmara Municipal – Pça. Governador Benedito Valadares, Centro.
Diamantina: dia 7 de outubro de 2016, das 14 às 18 horas, na Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM, Anfiteatro Campus I, localizado na Rua da Glória, 187, Centro.
Belo Horizonte: dia 10 de outubro de 2016, das 14 às 18 horas, no Auditório do Primeiro Subsolo – 1S – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais – Crea-MG – Av. Álvares Cabral, 1.600, Santo Agostinho

Assessoria de Comunicação Social Arsae-MG

(31)3915-8130

Skip to content